Cataratas: oito idosos de Proença-a-Nova operados gratuitamente

16 de Maio 2023

Oito idosos de Proença-a-Nova foram operados gratuitamente às cataratas, no âmbito de um protocolo estabelecido entre o município local, a Fundação Álvaro de Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation.

“Cinco homens e três mulheres com uma média de idades de 76 anos foram operados às cataratas no Instituto Microcirurgia Ocular, em Castelo Branco, no âmbito do protocolo que o município, a Fundação Álvaro de Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation estabeleceram para potenciar o projeto ‘Dar visão ao interior – região Centro’ que, desde 2018, já permitiu a realização de 54 cirurgias a utentes do concelho”, referiu, em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova.

Este município do distrito de Castelo Branco assegura metade dos custos das cirurgias, totalizando este ano um apoio de 8.800 euros, e o transporte de ida e regresso de Proença-a-Nova quer no dia da cirurgia, quer nas consultas de pós-operatório.

O transporte é feito com o acompanhamento do técnico da Unidade Móvel de Saúde de proença-a-Nova.

Segundo a autarquia, no segundo semestre deste ano vão ser ainda intervencionados mais oito utentes.

“Proporcionar melhor qualidade de vida é o objetivo primeiro deste apoio que incide em utentes vulneráveis, escolhidos pela prioridade clínica – definida pela coordenação do Centro de Saúde de Proença-a-Nova – e pela carência económica”, explicou o município.

O protocolo estabelecido entre a Câmara de Proença-a-Nova, a Fundação Álvaro de Carvalho e a The Claude and Sofia Marion Foundation, entidades de solidariedade social, pretende facilitar cuidados médicos e outras atividades assistenciais do foro preventivo, curativo e de reabilitação aos setores mais carenciados da população, incidindo especialmente nos distritos de Castelo Branco e da Guarda que podem registar dificuldades acrescidas no acesso a algumas especialidades médicas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights