Ministério da Saúde cabo-verdiano investiga morte de cinco recém-nascidos no hospital de São Vicente

16 de Maio 2023

A morte de cinco bebés recém-nascidos este mês no hospital da ilha cabo-verdiana de São Vicente, vai ser sujeita a uma auditoria por parte do Ministério da Saúde, anunciou esta terça-feira a tutela.

“Após tomar conhecimento de ocorrência de óbitos de cinco bebés recém-nascidos, no mês de maio, no serviço de neonatologia do Hospital Dr. Baptista de Sousa, e, pautando-se pela necessidade de esclarecimentos sobre as reais causas que levaram aos óbitos, o Ministério da Saúde, através de um despacho da ministra da Saúde manda instaurar um inquérito”, informou aquele ministério em comunicado.

De acordo com a mesma fonte, a investigação pretende apurar factos como os cuidados médicos, de enfermagem e de atendimento prestados às mães e aos bebés recém-nascidos, bem como as boas práticas de segurança e qualidade da prestação dos cuidados aos pacientes.

Também pretende apurar as causas que estão na origem das mortes dos bebés no nesse que é o segundo maior hospital do país, depois do Agostinho Neto, na Praia, e os procedimentos técnicos e administrativos adotados na emissão dos atestados de óbito e ainda na comunicação com os pais e familiares.

Para essa investigação, o Ministério da Saúde informou ainda que nomeou uma equipa de especialistas nas áreas de gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Central da Praia e da Direção Nacional da Saúde, que deve apresentar um relatório, até final deste mês.

O caso foi noticiado no sábado pelo jornal local Mindelinsite, indicando que os cinco recém-nascidos faleceram no espaço de duas semanas no Hospital Dr. Baptista de Sousa, que também abriu um inquérito para apurar as causas.

Em fevereiro, a diretora do Serviço de Neonatologia do Hospital Baptista de Sousa (HBS), Cátia Costa, confirmou a morte de outros cinco bebés recém-nascidos no mês anterior, esclarecendo que as causas foram prematuridade e malformações congénitas.

As explicações foram dadas após conferência de imprensa do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), a denunciar um “aumento crescente” de mortes de recém-nascidos naquela unidade hospitalar na segunda ilha mais populosa do país.

De acordo com o relatório de Estatísticas Vitais de 2021 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a taxa de mortalidade infantil, que contabiliza o número de óbitos de menores de um ano por cada 1.000 nascidos vivos, foi 10,5 em 2021 face aos 11,3 de 2020.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Amadora-Sintra descrevem colapso nas urgências

Trinta médicos do serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra enviaram uma carta ao bastonário da Ordem a relatar uma situação que classificam de insustentável. Denunciam o incumprimento crónico dos rácios de segurança nas escalas, com equipas reduzidas e pouco diferenciadas, um cenário que resulta em tempos de espera superiores a 24 horas e que compromete a dignidade da prática clínica e a segurança dos utentes

Encerramentos em série nas urgências de ginecologia e obstetrícia preocupam utentes

Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um pediátrico estarão encerrados no sábado. No domingo, a situação agrava-se com o fechamento de quatro urgências obstétricas. As escalas do Portal do SNS, consultadas pela Lusa, confirmam os constrangimentos, atribuídos à falta de profissionais, e indicam que outras unidades funcionarão com condicionamentos.

Especialistas nacionais e internacionais reúnem-se em Coimbra para conferência sobre estimulação cerebral

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra acolhe a 2ª Conferência Portuguesa sobre Estimulação Cerebral em Psiquiatria e Saúde Mental a 18 de dezembro de 2025. O evento, que sucede a uma primeira edição na Fundação Champalimaud, junta especialistas nacionais e internacionais para consolidar uma plataforma de diálogo entre a investigação e a prática clínica, com organização a cargo do CIBIT e da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, contando ainda com apoio institucional da ULS Coimbra

INSA assume coordenação nacional da rede de vigilância a vetores

Portugal dispõe agora de uma estrutura formalizada para monitorizar e responder a ameaças de doenças transmitidas por mosquitos e carraças. No dia do seu 126.º aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge viu reforçadas as suas atribuições, passando a coordenar oficialmente a Revive. O presidente Fernando Almeida garante que o país está preparado para agir perante eventuais emergências, citando a experiência de outros países do sul da Europa onde já se registam casos autóctones

Europa une esforços para travar desigualdades no acesso a tratamentos oncológicos

A Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC) apresentou esta sexta-feira, em Paris, um documento estratégico que apela a medidas urgentes para colmatar as disparidades no acesso a cuidados oncológicos entre os Estados-membros. O White Paper defende a consolidação da rede como infraestrutura permanente e alerta que, sem ação política, as desigualdades continuarão a crescer, comprometendo o combate à doença que mata 1,3 milhões de pessoas por ano na Europa

ULS Médio Tejo Investe em Mobilidade para Equipas Comunitárias

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo colocou na estrada uma nova viatura elétrica, num investimento de 30 mil euros, para apoiar o trabalho das suas Equipas Comunitárias de Saúde Mental. O veículo visa intensificar a presença regular das equipas nos concelhos da região, levando cuidados continuados a pessoas com doença mental grave. O objetivo é encurtar distâncias geográficas e humanas, garantindo uma intervenção mais próxima do contexto de vida dos utentes

PS propõe aumento permanente para pensões e condiciona subida do ISP

O PS propôs a conversão de um eventual bónus pontual nas pensões num aumento permanente, uma das cerca de cem alterações ao OE2026. Eurico Brilhante Dias garantiu que as medidas mantêm o excedente orçamental e condicionou uma eventual subida do ISP à aprovação parlamentar, destinando essa receita para baixar o IVA de alimentos.

Proteção Civil valida plano de intervenção para emergências no Aeroporto da Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil aprovou o novo Plano Prévio de Intervenção para o Aeroporto da Madeira, documento que estabelece os procedimentos de atuação imediata em caso de acidente grave. A validação ocorreu durante a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional e foi complementada por um exercício de larga escala que simulou um cenário de derrame e incêndio numa aeronave, envolvendo dezenas de viaturas e operacionais de múltiplas entidades

Bial integra Pedro Pereira Gonçalves no Conselho de Administração

A farmacêutica Bial anunciou hoje a cooptação de Pedro Pereira Gonçalves para o seu Conselho de Administração, na qualidade de membro não executivo. O executivo, com um percurso cimentado entre a alta finança e as políticas públicas, traz para a empresa de Porto uma visão estratégica que pretende alavancar a ambição de expansão internacional e o reforço das parcerias globais do grupo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights