Operacionalidade de hospitais em caso de sismo preocupa AM de Lisboa

17 de Maio 2023

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira uma moção do PSD para propor ao Governo que altere o projeto dos hospitais a construir, em particular o previsto em Marvila, para garantir a operacionalidade em caso de sismo.

“Porque as obras não começaram, entendemos que ainda é possível proceder à revisão do projeto do novo Hospital de Todos os Santos [a construir na freguesia lisboeta de Marvila], bem como de outras estruturas hospitalares a implementar no futuro, nas mesmas condições, com a introdução no mesmo das técnicas implícitas ao conceito de isolamento de base”, afirmou o deputado municipal do PSD Francisco Domingues.

A moção do PSD para a operacionalidade dos hospitais em caso de sismo foi aprovada por maioria, com a abstenção do PS e os votos a favor dos restantes deputados municipais.

As técnicas de isolamento de base na construção de equipamentos como hospitais “são de grande importância para todos aqueles que residem, trabalham ou visitam a cidade de Lisboa, para que estejam mais protegidos em caso de ocorrência de um sismo”, apontou o social-democrata.

Francisco Domingues disse que vários especialistas alertaram para a problemática decorrente do projeto base do futuro Hospital de Todos os Santos, a construir na freguesia de Marvila, “que será garantidamente de grande importância no socorro aos feridos decorrentes de um eventual abalo sismo e de tal projeto não ter contemplado o isolamento base, ou seja, um sistema de fundações com pilares móveis que, na prática, quase separam as fundações do edifício das deslocações do solo”.

O deputado do PSD sublinhou o histórico de Portugal em termos de ocorrências sísmicas, em que se destaca o terramoto de Lisboa em 1755, que provocou a destruição quase completa da cidade e que causou milhares de vítimas mortais, e lembrou os recentes sismos na Turquia e na Síria.

“É de capital importância, obviamente, tentar minimizar ao máximo o número de vítimas através da prevenção do colapso de edifícios e outras estruturas […], bem como garantir que estruturas estratégicas se mantenham operacionais, como sejam hospitais, quartéis de bombeiros, centros operacionais da proteção civil, esquadras de polícia e de outras forças de segurança e outras estruturas utilizadas por agentes de proteção civil”, declarou.

Antes da votação desta moção, coincidentemente, a assembleia fez um simulacro de sismo e incêndio, o que obrigou à interrupção da reunião.

Por iniciativa do PEV, os deputados viabilizaram duas recomendações dirigidas à câmara, uma para melhorar o serviço da carreira 728 da Carris e a qualidade do transporte coletivo ao longo do eixo marginal e outra para a reavaliação de percursos e horários de carreiras de bairro.

A assembleia aprovou ainda uma recomendação do PSD para que a câmara lance uma campanha de sensibilização sobre o cumprimento do Código da Estrada, dirigida aos condutores de veículos automóveis, ciclomotores ou velocípedes, e de outros meios de mobilidade suave, designadamente trotinetas, ‘skates’, ‘hoverboards’ e patins, e que instrua a Polícia Municipal de Lisboa e a empresa EMEL para o reforço da fiscalização em termos de circulação e de estacionamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights