Bayer lembra a importância da diversidade e inclusão nos ensaios clínicos

20 de Maio 2023

A Bayer acredita na força da diversidade e que esta deve ser uma parte integrante dos ensaios clínicos, e tem o compromisso de, nos seus estudos futuros, poder abranger grupos populacionais menos envolvidos.

Por ocasião do Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, que se assinala hoje, a Bayer tem o objetivo de trabalhar com médicos, investigadores, fornecedores, autoridades de saúde, comités de ética e parceiros para garantir que o propósito de ‘Science For a Better Life’ toque todas as vidas e que, nos próximos anos, a diversidade nos seus estudos clínicos seja uma realidade.

A diversidade é uma componente fundamental dos ensaios clínicos, porque dependemos de toda a investigação para ter maior conhecimento sobre o perfil dos medicamentos e se os efeitos secundários podem ou não diferir consoante características genéticas dos participantes. Sabe-se que, por exemplo, nas pessoas ruivas, as anestesias locais duram menos tempo e que as doses de fármacos administradas em mulheres têm geralmente de ser menores que aquelas administradas em homens.

Apesar de haver grupos populacionais que tomam mais medicamentos (nomeadamente pessoas idosas ou pessoas portadoras de doenças crónicas), há outros grupos que não são ainda envolvidos em ensaios clínicos, como sejam alguns tipos de doentes mais idosos e crianças, a comunidade LGBTQ+, mulheres grávidas ou em idade fértil com intenção de engravidar, pessoas que não falem a língua oficial do país onde vivem, pessoas que vivam em locais remotos ou alternativos, pessoas com doença mental, incapacidade física ou mental, entre outros exemplos. A Bayer tem o compromisso de, nos seus estudos futuros, poder abranger estes grupos populacionais.

Em Portugal, a Bayer tem em média 25 ensaios clínicos que incidem na área cardio-renal, AVC, oftalmologia, saúde da mulher, oncologia, entre outros, e envolvem, de momento, mais de 90 Centros de Ensaio e 700 profissionais de saúde.

Raquel Reis, Country Head Site Manager na Bayer Portugal, defende que, “apesar de as condições para a realização de ensaios clínicos em Portugal serem complexas, o que retira competitividade ao país face a outros países Europeus, o nosso propósito é poder ter um papel ativo no desenvolvimento clínico de moléculas e, num futuro próximo, de novas modalidades terapêuticas que possam representar melhores alternativas aos doentes em Portugal. É uma satisfação e um enorme orgulho ver que passam pelo nosso país ensaios que permitem a aprovação de novas moléculas e novas indicações.”

O futuro dos ensaios clínicos passa por novas modalidades como a Terapia Génica e Celular, que será mais personalizada, mas a Bayer tem igualmente em desenvolvimento moléculas cujo objetivo de recrutamento ainda atinge largos milhares de doentes. Entre 2023 e 2024 espera-se que mais de 700 doentes participem em ensaios clínicos da Bayer em Portugal.

Mais informação em https://clinicaltrials.bayer.com/.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights