PAN questiona Governo dos Açores sobre alegados cancelamentos de exames complementares de diagnóstico

22 de Maio 2023

O PAN/Açores alertou esta segunda-feira para o alegado cancelamento de alguns exames complementares de diagnóstico devido à "inoperacionalidade ou incapacidade" dos aparelhos TAC no hospital de Ponta Delgada, o maior da região.

“Vários têm sido os relatos de utentes com doença oncológica que se encontram a aguardar há vários meses a realização de exames complementares de diagnóstico e tratamento e alguns exames foram mesmo cancelados”, aponta o partido, num comunicado de imprensa.

Em causa, segundo o PAN/Açores, que dirigiu um requerimento ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), estão exames para utentes com doença oncológica que aguardam “há vários meses” a realização de exames complementares de diagnóstico e tratamento”, sendo que “alguns exames foram mesmo cancelados”.

Segundo o partido, a questão está relacionada com o “funcionamento dos aparelhos TAC no hospital de Ponta Delgada”, na ilha de São Miguel, que está, alegadamente, a impedir que doentes oncológicos possam recorrer a este meio de diagnóstico complementar.

“A Tomografia Computorizada é determinante para estudar vários órgãos e para o diagnóstico de um conjunto de patologias, com especial enfoque na identificação de tumores. A TAC é fundamental para o rastreio e acompanhamento do cancro do pulmão, permitindo determinar o tamanho e a localização do tumor, neste órgão”, sublinha o PAN.

O deputado único do PAN no parlamento dos Açores, Pedro Neves, refere que “a alta incidência de cancro de pulmão” na região e a “elevada taxa de mortalidade provocada por esta neoplasia, impõe uma resposta concertada e eficaz dos serviços de saúde, nas várias fases de prevenção e tratamento da doença”.

O partido lembra que em outubro apresentou uma iniciativa que propõe a implementação um rastreio do cancro no pulmão, junto da população de alto risco e o agravamento tributário sobre o tabaco, tendo o executivo regional dado já um sinal positivo com o anúncio de um projecto-piloto de rastreio ao cancro do pulmão, com início em 2024.

Para o parlamentar do PAN/Açores, citado no comunicado de imprensa, não é aceitável que “doentes oncológicos estejam à espera de realizar uma TAC há mais de oitos meses e que o seu tratamento fique em suspenso devido à incapacidade do hospital garantir a utilização deste meio de diagnóstico complementar”.

No requerimento, o partido quer saber as justificativas do Governo Regional sobre “os constrangimentos na articulação com a Clínica de Radioncologia, a inoperacionalidade ou incapacidade dos aparelhos TAC” no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, e as alternativas que a tutela procura implementar para “sanar este problema que afeta vários utentes, em especial os doentes oncológicos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights