Associação promove rastreio de problemas da tiroide

23 de Maio 2023

No âmbito do Dia Mundial da Tiroide, que se assinala na próxima quinta-feira, a Associação de Doentes da Tiroide (ADTI) irá  realizar um rastreio no Parque das Nações, em Lisboa.

A iniciativa da ADTI visa “destacar a importância do fator genético das doenças relacionadas com a tiroide”.

De acordo com os especialistas, a tiroide é uma glândula “responsável pela produção de diversas hormonas reguladoras do metabolismo do corpo que afetam o crescimento e desenvolvimento pessoal. Desta forma, quando as mesmas não são produzidas, afetam os mais diversos órgãos, o que resulta nos mais distintos problemas de saúde.”

O desequilíbrio desta glândula resulta em sintomas como fadiga, fraqueza muscular, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, problemas de visão e problemas no ciclo menstrual. Assim, o seu diagnóstico é feito através de testes de função da tiroide, que podem ser realizados a partir de uma simples análise ao sangue ou pela análise dos níveis hormonais.

A ADTI reforça que “o diagnóstico precoce pode permitir um tratamento adequado e a recuperação de alguma da qualidade de vida perdida na sequência dos problemas que afetam esta pequena glândula”.

Estima-se que a nível mundial 200 milhões de pessoas vivam com algum distúrbio da tiroide. Em Portugal, prevê-se que afete um milhão de pessoas, embora ainda exista um grande desconhecimento das doenças associadas a esta glândula, bem como em relação à forma como estas se manifestam.

O rastreio decorre entre as 8h30 e as 13h, na Praça do Oriente, Parque das Nações, em Lisboa.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights