Moçambique: Comité Internacional da Cruz Vermelha entrega centro da saúde devido a ataques

24 de Maio 2023

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) entregou às autoridades moçambicanas de Cabo Delgado um centro de saúde renovado em Pemba, destino de muitos milhares de deslocados pelo conflito na província

A unidade reabilitada foi apresentada como mais uma peça “importante” para que “o sistema da saúde em Pemba possa atender uma crescente demanda de pacientes”, referiu Valentina Torricelli, representante do CICV, em Pemba, capital provincial.

“Felizmente, a partir de agora, o centro da saúde de Chuiba poderá atender mais de 27 mil pessoas, incluindo também a população deslocada”, detalhou.

O espaço foi remodelado e Valige Tauabo, governador provincial de Cabo Delgado, recebeu o investimento, fazendo votos para que seja bem conservado, de maneira a servir quem precisa.

Os ataques de insurgentes contra povoações de Cabo Delgado já duram há cinco anos, provocando cerca de um milhão de deslocados, e a Cruz Vermelha Internacional já participou na renovação de oito centros de saúde, quatro na cidade de Pemba e outros tantos no distrito de Montepuez, que tem sido também zona de refúgio.

Em curso está a reabilitação do centro de saúde da Ilha do Ibo, que será um novo hospital rural.

Sara Manuel, residente no bairro de Chuiba e mãe de três filhos, compareceu na cerimónia de hoje para aplaudir a obra: “estou satisfeita”, disse, porque ela própria já sentiu a vida por um fio.

Por duas vezes, durante partos caseiros, teve a vida em risco e a renovação da unidade é uma boa notícia para todas as mulheres.

Valentina Torricelli referiu que o CICV tenta também dar respostas às zonas mais remotas.

“Nas áreas afetadas pelo conflito, muitas unidades foram danificadas, destruídas ou ficaram sem profissionais da saúde. Por isso, trabalhamos em conjunto com as autoridades da saúde para compreender as necessidades”, concluiu.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights