Ricardo Mestre: SNS de Contas Certas depende de quatro fatores

24 de Maio 2023

Financiamento adequado, organização adequada, boa gestão e cuidados eficientes são os ingredientes para um SNS de Contas Certas, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, num think tank promovido em abril.

Na sessão da iniciativa SNS de Contas Certas, Ricardo Mestre respondeu diretamente à questão: é preciso financiamento, gestão, organização e prestação de cuidados de forma muito eficiente, em simultâneo. “Certamente não teremos um SNS de futuro se não conseguirmos trabalhar no âmbito das contas certas para garantir a sua sustentabilidade.”

Quem defende o Serviço Nacional de Saúde – que em média contacta com 150 mil pessoas por dia – “defende a sua reorganização constante”, frisou Ricardo Mestre. Recordando as palavras do presidente da Câmara Municipal de Cascais, que discursou no mesmo evento, o secretário de Estado reforçou a importância de unir a política de saúde e a política de proteção social e disse que foram vários os assuntos que o aproximaram da secretária de Estado da Inclusão nos últimos meses.

Relativamente ao financiamento, Ricardo Mestre salientou o aumento da despesa autorizada – quase 15 mil milhões eu euros. “Há aqui um trajeto, que não é de agora, que é um trajeto que tem vindo a ser consolidado, de aumento do investimento (…) no Serviço Nacional de Saúde. (…) Claramente, há aqui um investimento, que continuará nos próximos anos”, acrescentou.

Na segunda dimensão, a organização, elencou as seguintes alterações: criação da direção executiva do SNS; implementação de novas ULS; descentralização da prestação de cuidados, reforçando as USF. “Nós já assumimos o compromisso de universalizar as Unidades de Saúde Familiar”, ambicionando também alargar o número de Centros de Responsabilidade Integrada. Por último, recordou que aqui se inclui, também, a descentralização de competências para as autarquias.

Já o terceiro fator passa por eficiência na gestão dos recursos e “por utilizarmos os instrumentos de gestão que temos ao nosso alcance”, para “entregar aos portugueses cuidados à altura do investimento que eles fazem no Serviço Nacional de Saúde”. “Gestão rigorosa dos recursos que temos no Serviço Nacional de Saúde, com previsibilidade e com capacidade de poder sustentar aquilo que é a sua evolução”, sintetizou.

Para terminar, é preciso simplificar processos e apostar na prevenção, na literacia e na tecnologia, entre outros fatores fundamentais para cuidar da saúde.

RA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Embolização: CUF disponibiliza tratamento para dor osteoarticular

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população, tornando-se na primeira unidade de saúde privada em Portugal a disponibilizar este tratamento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights