Carlos Cortes salienta “grande conhecimento” que Presidente da República tem da situação da saúde

25 de Maio 2023

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) transmitiu ao Presidente da República as dificuldades que atravessa o Serviço Nacional de Saúde (SNS), salientando o “grande conhecimento” de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o setor.

“Foi uma conversa muito interessante em que o senhor Presidente da República também esteve muito participativo e em que focamos, de uma forma transversal, os problemas da saúde”, adiantou à Lusa Carlos Cortes, após ter sido recebido em Belém pelo chefe de Estado.

Segundo o bastonário, o encontro, o primeiro com Marcelo Rebelo de Sousa após ter sido eleito para o cargo em fevereiro, serviu ainda para a OM manifestar a sua “total disponibilidade para dialogar e para apresentar soluções, para ajudar a desenvolver e construir o país”.

“Falamos das dificuldades que existem hoje e que são conhecidas no SNS, na forma como as mudanças estão a ser implementadas dentro do SNS e aquele que deveria ser o papel da OM como conselheiro e de ajudar nas soluções”, adiantou Carlos Cortes.

O bastonário lamentou, porém, que “muitas vezes o poder político recorra pouco a esta colaboração da OM”, mas garantiu que pretende continuar a dialogar e a “exigir uma melhor saúde para os portugueses”.

“Eu gostaria que o poder político não desperdiçasse esta mais-valia que é a OM e a capacidade técnica que tem, o conhecimento do terreno que tem, que pode ajudar a termos um melhor SNS, melhores cuidados de saúde, mais acesso ao SNS e até mais recursos humanos e melhores condições de trabalho para o SNS e para o sistema de saúde na sua globalidade”, salientou.

“Obviamente que o senhor Presidente da República está sempre muito atento a todas as questões, tem uma grande sensibilidade e um grande conhecimento destas questões da saúde”, adiantou ainda o bastonário, ao sublinhar que a ordem “irá considerar na sua intervenção” as sugestões dadas por Marcelo Rebelo de Sousa na audiência de hoje.

Em 16 de fevereiro, o médico patologista clínico foi eleito bastonário dos médicos com 61,94% dos votos, num total de 11.176 votos, na segunda volta das eleições disputadas com o médico Rui Nunes, que obteve 6.867 votos.

Na sua tomada de posse, em 15 de março, Carlos Cortes fez um “balanço preocupante” da saúde em Portugal, com a resposta do SNS assente numas urgências “em dificuldades” e com uma gestão de “navegação à vista”.

“O SNS afunda-se sob um sistema que assenta grande parte da sua resposta num serviço de urgência hospitalar em dificuldades, desvalorizando o papel indispensável dos cuidados de saúde primários, da prevenção da doença, da promoção e da literacia em saúde”, afirmou Carlos Cortes na altura.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights