Lançado concurso público para a construção do heliporto do hospital de Gaia

27 de Maio 2023

O concurso para a construção do heliporto do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) foi lançado na segunda-feira, representa um investimento de 1,5 milhões de euros e deve estar concluído no final deste ano, anunciou o hospital.

No comunicado enviado à Lusa, é explicado que sendo o CHVNGE “o destino, ou origem, de cerca de 7,2% dos doentes críticos helitransportados de e para os hospitais do Grande Porto, e ainda um hospital de fim de linha na região Norte, dispondo de um Serviço de Urgência Polivalente com Centro de Trauma, a construção de um heliporto na Unidade I do Centro Hospitalar reveste-se de especial importância na rápida resposta ao doente crítico”.

“Sendo o único hospital desde Vila Nova de Gaia até Coimbra que tem todas as valências médico-cirúrgicas, torna-se crucial que possa passar a dispor de um equipamento de transporte aéreo (heliporto), respondendo assim ao levantamento feito pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sobre os hospitais que tinham de construir heliportos ou requalificá-los, e que colocava o CHVNGE como prioritário”, acrescenta a nota de imprensa.

A construção desta infraestrutura, que em março, aquando da inauguração da Unidade da Mulher e da Criança, “o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, batizou de HeliGaia, constituirá uma mais-valia significativa no que à atividade do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica diz respeito, particularmente porque permitirá a existência de uma infraestrutura deste tipo na margem sul do Rio Douro, atualmente, sem qualquer opção para emergência médica”, assinala a publicação.

O Centro Hospitalar dispõe de um Serviço de Urgência Polivalente com Centro de Trauma, “o que significa que a existência do “HeliGaia” no Centro Hospitalar levará à sua utilização preferencial para o encaminhamento de politraumatizados graves em contexto de transporte primário, permitindo ainda que os doentes helitransportados deduzam o risco associado a este tipo de transporte ou transferência”, continua o documento.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights