Número de mortos confirmados por cólera na África do Sul sobe para 20

27 de Maio 2023

O Ministério da Saúde da África do Sul elevou para 20 o número de mortos confirmados no surto de cólera detetado pela primeira vez em fevereiro no norte da capital administrativa do país, Pretória, segundo o último relatório oficial

As autoridades sanitárias do país africano confirmaram até agora um total de 29 casos, mas admitiram que 78 pessoas estão hospitalizadas por “infeção gastrointestinal”, um dos sintomas mais claros da doença, e um total de 179 em hospitais desde o início do surto, que se distribuem por três unidades: o Hospital Distrital de Jubilee e os Hospitais Universitários George Mukhari e Steve Biko, segundo o último balanço divulgado na terça-feira.

O Governo sul-africano lançou esta semana uma nova ronda de testes à água nos dois estados mais afetados, Gauteng e Free State, que terminou sem encontrar quaisquer contaminantes.

“Não há provas de que tenham sido encontradas bactérias da cólera nestas fontes, o que leva a confiar na possibilidade de que este surto tenha sido um evento isolado e que os casos atuais sejam o resultado de uma contaminação secundária ou terciária”, segundo o comunicado, divulgado pela agência oficial do governo sul-africano.

No entanto, o ministro da Água e Saneamento do país, Senzo Mchunu, vai reunir-se hoje com o presidente do município de Tshwane, Cilliers Brink, cujo bairro de Hammanskraal é considerado o epicentro do surto, para tratar da reestruturação da estação de tratamento de Rooiwal, considerada um perigo potencial para futuros surtos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights