Chamadas de telemóvel associadas a um maior risco de hipertensão arterial

28 de Maio 2023

Falar ao telemóvel durante 30 minutos ou mais por semana está associado a um aumento de 12% do risco de hipertensão arterial em comparação com menos de 30 minutos, de acordo com um estudo publicado no European Heart Journal - Digital Health, uma revista da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC)

“É o número de minutos que as pessoas passam a falar ao telemóvel que é importante para a saúde do coração, sendo que mais minutos significam um maior risco”, afirmou o autor do estudo, o Professor Xianhui Qin da Southern Medical University, Guangzhou, China. “Os anos de utilização ou a utilização de uma configuração mãos-livres não tiveram influência na probabilidade de desenvolver tensão arterial elevada. São necessários mais estudos para confirmar os resultados”, alerta o investigador.

Quase três quartos da população mundial com idade igual ou superior a 10 anos possui um telemóvel. Cerca de 1,3 mil milhões de adultos com idades compreendidas entre os 30 e os 79 anos em todo o mundo têm pressão arterial elevada (hipertensão). A hipertensão é um dos principais fatores de risco para ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais e uma das principais causas de morte prematura a nível mundial. Os telemóveis emitem baixos níveis de energia de radiofrequência, que tem sido associada a aumentos da pressão arterial após uma exposição de curta duração. Os resultados de estudos anteriores sobre o uso do telemóvel e a pressão arterial eram inconsistentes, potencialmente porque incluíam chamadas, mensagens de texto, jogos, etc.

Este estudo examinou a relação entre fazer e receber chamadas telefónicas e o aparecimento de hipertensão. O estudo utilizou dados do UK Biobank. Foram incluídos 212 046 adultos com idades compreendidas entre os 37 e os 73 anos, sem hipertensão. A informação sobre a utilização de um telemóvel para fazer e receber chamadas foi recolhida através de um questionário auto-declarado no início do estudo, incluindo os anos de utilização, as horas por semana e a utilização de um dispositivo mãos-livres/telefone com altifalante. Os participantes que utilizaram um telemóvel pelo menos uma vez por semana para fazer ou receber chamadas foram definidos como utilizadores de telemóveis.

Os investigadores analisaram a relação entre a utilização de telemóveis e o aparecimento de hipertensão após ajustamento para a idade, sexo, índice de massa corporal, raça, privação, antecedentes familiares de hipertensão, educação, tabagismo, pressão arterial, lípidos no sangue, inflamação, glicose no sangue, função renal e utilização de medicamentos para baixar os níveis de colesterol ou de glicose no sangue.

A idade média dos participantes era de 54 anos, 62% eram mulheres e 88% eram utilizadores de telemóveis. Durante um acompanhamento médio de 12 anos, 13 984 (7%) participantes desenvolveram hipertensão. Os utilizadores de telemóveis tinham um risco 7% superior de hipertensão em comparação com os não utilizadores. Aqueles que falavam ao telemóvel durante 30 minutos ou mais por semana tinham uma probabilidade 12% maior de desenvolver hipertensão arterial do que os participantes que passavam menos de 30 minutos em chamadas telefónicas. Os resultados foram semelhantes para homens e mulheres.

Analisando os resultados com mais pormenor, em comparação com os participantes que passavam menos de 5 minutos por semana a fazer ou a receber chamadas telefónicas, o tempo de utilização semanal de 30-59 minutos, 1-3 horas, 4-6 horas e mais de 6 horas estava associado a um risco 8%, 13%, 16% e 25% superior de hipertensão arterial, respetivamente. Entre os utilizadores de telemóveis, os anos de utilização e a utilização de um dispositivo mãos-livres/telefone com altifalante não foram significativamente relacionados com o desenvolvimento de hipertensão.

Os investigadores também examinaram a relação entre o tempo de utilização (menos de 30 minutos vs. 30 minutos ou mais) e o aparecimento de nova hipertensão, consoante os participantes tivessem um risco genético baixo, intermédio ou elevado de desenvolver hipertensão. O risco genético foi determinado com base nos dados do UK Biobank. A análise mostrou que a probabilidade de desenvolver hipertensão arterial era maior nas pessoas com risco genético elevado que passavam pelo menos 30 minutos por semana a falar ao telemóvel – tinham uma probabilidade 33% maior de hipertensão em comparação com as pessoas com risco genético baixo que passavam menos de 30 minutos por semana ao telefone.

O Professor Qin afirmou: “Os nossos resultados sugerem que falar ao telemóvel pode não afetar o risco de desenvolver hipertensão arterial, desde que o tempo de chamada semanal seja inferior a meia hora. É necessária mais investigação para reproduzir os resultados, mas até lá parece prudente manter as chamadas no telemóvel a um nível mínimo para preservar a saúde do coração”.

NR/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights