Traumas na infância podem provocar insónia nos adultos?

28 de Maio 2023

Investigação demonstrou que experiências adversas na infância resultam em formas mais disfuncionais de lidar com a vergonha e aumentam a gravidade dos casos de insónia na idade adulta, embora estas duas variáveis não surjam associadas.

Experiências Adversas de Infância (Adverse Childhood Experiences – ACEs) são experiências negativas, como abuso emocional ou físico, abuso sexual, negligência, exposição ao abuso de substâncias pelos pais, à doença mental ou ao comportamento criminoso (Felitti et al., 1998). Estas experiências,

especialmente se forem múltiplas, têm um efeito devastador no funcionamento emocional do adulto, potenciando riscos mais elevados de depressão, ansiedade, dependência ou suicídio (DeBellis, 2010).

Sabendo-se que as ACEs podem criar vulnerabilidade para uma posterior disfuncionalidade em lidar com situações de angústia, podendo levar à hiperexcitabilidade crónica e insónia, surge uma nova linha de

investigação que analisa a trajetória do desenvolvimento desde o stress precoce na infância até à insónia na idade adulta.

Foi a partir deste enquadramento que uma equipa de investigadores da Holanda e Austrália, coordenada por Frans Schalkwijk, realizou um estudo piloto que analisou a forma como as experiências negativas mais graves vivenciadas na infância poderiam explicar a hiperexcitabilidade, a insónia e a forma de lidar com a vergonha verificadas nos adultos.

No artigo “From childhood trauma to hyperarousal in adults: The mediating effect of maladaptive shame coping and insomnia”, publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience, a equipa de investigadores da Universidade de Amesterdão, Instituto Holandês de Neurociência, Universidade Livre de Amesterdão (Holanda) e Instituto Woolcock de Investigação Médica (Austrália), revela os resultados do estudo aplicado a 57 adultos (27 com registos de insónia e 30 para controlo).

Os participantes começaram por preencher um questionário sobre traumas na infância cerca de uma semana antes de realizarem uma ressonância magnética funcional (fMRI). Foram também aplicados dois

modelos de equações estruturais para testar as hipóteses de que as formas de lidar com a vergonha e a gravidade dos sintomas de insónia medeiam a associação entre ACEs e os sintomas de hiperexcitabilidade autoavaliados, bem como a associação entre ACEs e a ativação do cérebro para

recordar memórias autobiográficas.

Os resultados indicam que a associação entre ACEs e a hiperexcitabilidade é mediada pela forma de lidar com a vergonha. Este modelo também demonstrou que formas disfuncionais de lidar com a vergonha e

sintomas de insónia mais graves estavam associadas a mais ACEs. Porém, não se observou associação entre estas duas variáveis (vergonha e insónia). Em contraste, no segundo modelo aplicado, verificou-se uma associação direta entre as ACEs e a maior ativação do córtex cingulado dorsal anterior (integra o sistema límbico, associado a processos emocionais) para recordar memórias autobiográficas vergonhosas, não havendo qualquer efeito mediador das formas disfuncionais de lidar com a vergonha ou

da severidade dos sintomas de insónia.

De acordo com Eus J. W. Van Someren, investigador apoiado pela Fundação BIAL que integra a equipa, estas descobertas podem ter implicações na abordagem do tratamento da insónia, tornando-o mais focado no trauma e no processamento emocional em vez das intervenções convencionais do sono.

“Recomendamos estudos futuros para investigar o mecanismo da relação entre trauma infantil e insónia, contemplando fatores adicionais como estilos de vinculação, personalidade e temperamento”, finaliza.

 

Saiba mais sobre o projeto “REM-sleep, the regulation of self-conscious emotion and hyperarousal in psychophysiological insomnia” através da ligação:

https://www.proquest.com/openview/a557d472bd5ce1a0733da05f4ff6f5ff/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4424408https://www.proquest.com/openview/a557d472bd5ce1a0733da05f4ff6f5ff/1?pq-origsite=gscholar&cbl=4424408

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APEF e Ordem dos Farmacêuticos apresentam Livro Branco da formação

A Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) promove a 22 de novembro, em Lisboa, o Fórum do Ensino Farmacêutico. O ponto alto do evento será o lançamento oficial do Livro Branco do Ensino Farmacêutico, um documento estratégico que resulta de um amplo trabalho colaborativo e que traça um novo rumo para a formação na área. O debate reunirá figuras de topo do setor.

Convenções de Medicina Geral e Familiar: APMF prevê fracasso à imagem das USF Tipo C

A Associação Portuguesa de Médicos de Família Independentes considera que as convenções para Medicina Geral e Familiar, cujas condições foram divulgadas pela ACSS, estão condenadas ao insucesso. Num comunicado, a APMF aponta remunerações insuficientes, obrigações excessivas e a replicação do mesmo modelo financeiro que levou ao falhanço das USF Tipo C. A associação alerta que a medida, parte da promessa eleitoral de garantir médico de família a todos os cidadãos até final de 2025, se revelará irrealizável, deixando um milhão e meio de utentes sem a resposta necessária.

II Conferência RALS: Inês Morais Vilaça defende que “os projetos não são nossos” e apela a esforços conjuntos

No segundo dia da II Conferência de Literacia em Saúde, organizada pela Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS) em Viana do Castelo, Inês Morais Vilaça, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, sublinhou a necessidade de unir sinergias e evitar repetições, defendendo que a sustentabilidade dos projetos passa pela sua capacidade de replicação.

Bragança acolhe fórum regional dos Estados Gerais da Bioética organizado pela Ordem dos Farmacêuticos

A Ordem dos Farmacêuticos organiza esta terça-feira, 11 de novembro, em Bragança, um fórum regional no âmbito dos Estados Gerais da Bioética. A sessão, que decorrerá na ESTIG, contará com a presença do Bastonário Helder Mota Filipe e integra um esforço nacional do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida para reforçar o diálogo com a sociedade e os profissionais, recolhendo contributos para uma eventual revisão do seu regime jurídico e refletindo sobre o seu papel no contexto tecnológico e social contemporâneo.

Lucília Nunes na II Conferência da RALS: “A linguagem técnica é uma conspiração contra os leigos”

No II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, em Viana do Castelo, Lucília Nunes, do Instituto Politécnico de Setúbal ,questionou as certezas sobre autonomia do doente. “Quem é que disse que as pessoas precisavam de ser mais autónomas?”, provocou, ligando a literacia a uma questão de dignidade humana que ultrapassa a mera adesão a tratamentos

II Conferência RALS: Daniel Gonçalves defende que “o palco pode ser um bom ponto de partida” para a saúde psicológica

No âmbito do II Encontro da Rede Académica de Literacia em Saúde, realizado em Viana do Castelo, foi apresentado o projeto “Dramaticamente: Saúde Psicológica em Cena”. Desenvolvido com uma turma do 6.º ano num território socialmente vulnerável, a iniciativa recorreu ao teatro para promover competências emocionais e de comunicação. Daniel Gonçalves, responsável pela intervenção, partilhou os contornos de um trabalho que, apesar da sua curta duração, revelou potencial para criar espaços seguros de expressão entre os alunos.

RALS 2025: Rita Rodrigues, “Literacia em saúde não se limita a transmitir informação”

Na II Conferência da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), em Viana do Castelo, Rita Rodrigues partilhou como o projeto IMPEC+ está a transformar espaços académicos. “A literacia em saúde não se limita a transmitir informação”, afirmou a coordenadora do projeto, defendendo uma abordagem que parte das reais necessidades dos estudantes. Da humanização de corredores à criação de casas de banho sem género, o trabalho apresentado no painel “Ambientes Promotores de Literacia em Saúde” mostrou como pequenas mudanças criam ambientes mais inclusivos e capacitantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights