Autarquia quer reunião com administração do Hospital de Santarém para discutir “falhas”

30 de Maio 2023

A Câmara de Santarém decidiu solicitar uma reunião à administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) para discutir as “falhas” existentes em vários serviços daquela unidade de saúde.

O presidente do município escalabitano, Ricardo Gonçalves (PSD), disse hoje, na reunião do executivo, que continua “muito preocupado” com a situação que se vive no HDS, lembrando o episódio mais recente da demissão do diretor de Medicina Interna, serviço que, disse, conta com apenas 19 especialistas dos 45 necessários ao seu normal funcionamento.

Lembrando a visita que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, fez no passado dia 15 ao HDS, Ricardo Gonçalves afirmou que o governante reconheceu “dificuldades”, mas nas suas declarações “não se vislumbraram soluções”, defendendo por isso que é preciso “tomar outras posições”.

Nesse sentido, o autarca comunicou que, no final da reunião de ontem, irá solicitar uma reunião ao Conselho de Administração do HDS, liderado por Ana Infante, porque a situação atual “não pode continuar”.

Ricardo Gonçalves afirmou que tem-lhe sido dito que “falar mal do Hospital não ajuda”, porque estão a decorrer concursos para contratação de especialistas e estes “podem não querer vir”.

Salientando que não está a “dizer mal” do HDS, mas apenas a apontar “falhas”, o autarca afirmou que “não pode deixar de falar”, pedindo que, se o Serviço Nacional de Saúde tem dificuldade em concorrer com os privados, o Governo, que tem maioria no parlamento, pode alterar a lei e criar incentivos que fixem os médicos.

“Como estamos é que não podemos continuar”, disse, exemplificando com os alertas diários da proteção civil, como o que dá conta de que o serviço de Ortopedia “não está em funcionamento até às 20:30”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Governo atribui estatuto de utilidade pública à LHEA

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, assinou esta terça-feira um despacho que atribui, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de utilidade pública à LHEA ― Association for Lifelong Health Education.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights