Deixar de fumar pode reduzir em 50% hipótese de desenvolver cancro oral

31 de Maio 2023

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, a Clínica Parque da Cidade lembra que, anualmente, mais de 8 milhões morrem devido ao vício e que, ao fim de cinco anos, deixar de fumar reduz em 50% as hipóteses de desenvolver cancro oral.

“O tabaco é constituído por mais de 4000 substâncias e componentes químicos que representam das maiores ameaças à saúde geral a médio e longo prazo: desde doenças e dificuldades respiratórias, doenças cardíacas e cancro do pulmão. A saúde oral não é exceção e é, também, bastante afetada pelo tabagismo”, explica Luís Corte-Real, Diretor Clínico da Clínica Parque da Cidade.

Desde os problemas menores, como as manchas nos dentes e a halitose – vulgarmente conhecida como mau hálito persistente –, às doenças graves, como o cancro oral, o consumo de tabaco tem um impacto significativo na saúde oral. Fumar diminui a capacidade de o organismo combater infeções, tornando as gengivas mais suscetíveis à doença periodontal, e aumenta o risco de cárie dentária, uma vez que o fumo do cigarro pode afetar o equilíbrio do pH da boca e a produção de saliva – que ajuda a proteger os dentes contra a cárie.

Para diminuir os efeitos do tabaco, é fundamental manter uma boa higiene oral – escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta dentífrica com flúor e usar fio dental diariamente – e fazer exames dentários regulares, pois o médico-dentista pode identificar e tratar precocemente quaisquer problemas relacionados com o tabagismo. No entanto, deixar de fumar é a solução mais viável e saudável para reduzir os riscos associados a este problema.

“A melhor maneira de diminuir os efeitos negativos do tabagismo na saúde oral é, mesmo, parar de fumar. Procure um profissional de saúde – como um médico ou dentista – para obter orientação. Pode ser um enorme desafio, mas há muitos recursos disponíveis, como programas de cessação do tabagismo, terapias de substituição de nicotina, entre outros”, garante.

“Com mais de 20 anos de experiência, a Clínica Parque da Cidade coloca à disposição uma aliança entre a sua equipa especializada e multidisciplinar que atua nas diversas áreas médicas – desde a Medicina Estética à Implantologia – com a mais avançada tecnologia, estabelecendo com a comunidade local uma relação duradoura, baseada na humanização e confiança”, lê-se no comunicado de imprensa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights