Recuos na lei antitabágica são sinal de “tibieza do Governo” face à indústria

31 de Maio 2023

Um conjunto de entidades encabeçado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) escreveu ao executivo e ao parlamento a defender que não aprovar a versão original da lei antitabágica é um sinal de "tibieza do Governo em favor da indústria”.

“A bancada parlamentar socialista tem uma maioria parlamentar confortável. Como tal, a não aprovação da proposta de lei na sua formulação original será um claro indício da tibieza do Governo em favor da indústria do tabaco e dos interesses comerciais instalados, desvirtuando os objetivos da lei – alcançar uma geração sem tabaco em 2040 e promover a saúde da população portuguesa”, lê-se na missiva enviada ao Governo, ao presidente da Assembleia da República e aos grupos parlamentares.

O documento é assinado, para além da SPP, por associações de doentes crónicos, pela Associação de Médicos de Saúde Pública, pelo Grupo de Estudos do cancro do pulmão, e associações internacionais como a ERS – European Respiratory Society, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e a INWAT Europe – International Network of Women Against Tobacco.

“Lamentavelmente, e com custos sanitários e sociais gravosos, os Governos de Portugal têm sido lentos a compreender e ineficazes em implementar as medidas da Convenção da OMS [Organização Mundial de Saúde], deixando a indústria interferir livremente, apenas avançando as políticas públicas quando obrigados a tal pelas Diretivas Europeias”, lê-se na carta.

Os signatários da missiva escreveram ao Governo e outros responsáveis políticos para expressar as suas “profundas preocupações pelo recuo da proposta original” relativamente à lei que pretende limitar o acesso ao tabaco, a qual visava “um pacote robusto de medidas de controlo de tabagismo alinhadas com a Convenção-Quadro de Controlo de Tabagismo (CQCT)”.

Sublinham que Portugal está mal classificado no controlo do tabagismo, é o país europeu onde menos se diminuiu o consumo e onde se registam as taxas de cessação tabágica mais baixas e aquele onde o tabaco é o “fator de risco com maior carga de doença, morte e incapacidade em Portugal”, com o cancro do pulmão a continuar a aumentar “sendo a única causa de morte que não diminuiu durante a pandemia” de covid-19.

Felicitando o Governo pela tentativa de fazer avançar legislação antitabágica, os subscritores sublinham que as políticas de controlo do tabaco devem ser protegidas “dos interesses comerciais da indústria e seus aliados”, criticando os recuos já anunciados, “ainda antes da sua discussão parlamentar”, no que diz respeito a pontos de venda de tabaco.

Os responsáveis defendem que esse recuo “demonstra que o Governo não cuidou o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e apoio adequada” na defesa de medidas antitabágicas, referindo-se ainda a posições de alguns deputados do PS – que suportam a maioria absoluta – que se referiram às medidas como “excessivamente proibicionistas”, como “abusivas e intrusivas” e desproporcionais.

Acrescentam ainda que a fundamentação usada nas críticas à proposta de lei desrespeita a “evidência de saúde pública” e está identificada como fazendo parte das “estratégias da indústria do tabaco para alterar, atrasar e enfraquecer as medidas de controlo de tabaco, atuando nos bastidores através de terceiros e grupos frontais”.

Para os responsáveis, só a versão inicial garante os direitos das crianças e jovens de não serem expostos a um risco direto para a sua saúde, como o fumo, e a campanhas publicitárias, que incentivam o consumo.

“As iniciativas da indústria do tabaco contra medidas legítimas de saúde pública são uma clara tentativa de intimidar os países mais vulneráveis a não implementarem políticas eficazes”, defendem as entidades signatárias, acrescentando que “a adulteração das medidas, quer a nível Governamental quer a nível parlamentar poderá vir a traduzir-se no incumprimento” de Portugal da convenção-quadro da OMS.

“Por todas estas razões rogamos ao senhor primeiro-ministro de Portugal e ao Governo de Portugal, que tome medidas decisivas para assegurar a implementação adequada do Artigo 5.3 da CQCT, e assegure que o parlamento tome a sua decisão livre da influência do ‘lobby’ do tabaco e seus aliados, não alterando e/ou prejudicando as medidas iniciais do pacote legislativo” apelam os signatários, que acrescentam que “o progresso do controlo do tabaco só é possível se se verificar uma ação concertada da sociedade civil, governos, e decisores políticos”.

Afirmam ainda acreditar que Governo e parlamento “cumprirão as suas mais elevadas obrigações, em relação ao princípio constitucional da proteção da saúde da população portuguesa, em linha com as orientações da OMS e que uma resposta positiva e ação urgente marcarão uma nova era na política de saúde em Portugal”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights