Lean Health Portugal apresenta serviço de integração de cuidados para as ULS

2 de Junho 2023

A Lean Health Portugal, em parceria com a Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC), desenvolveu um serviço de integração de cuidados, denominado “PACK ULS”, com o objetivo de apoiar no processo da criação das novas Unidades Locais de Saúde (ULS).

Para Adelaide Belo, Presidente da PAFIC, “nesta fase em que tanto se aborda a constituição de novas ULS em Portugal, achamos que seria importante a criação de um serviço que se tornasse numa ferramenta de apoio para a integração de cuidados nas Instituições. Sabemos que os processos integrados são sinónimo de maior fiabilidade, qualidade e segurança.”

Afirma, ainda, que “uma prestação de cuidados com melhores níveis de integração permite alcançar melhores níveis de desempenho nas instituições, e consequentemente, nos sistemas de saúde”.

Rui Cortes, CEO da Lean Health Portugal, comentou: “os processos de mudança são sempre desafiantes e olhando para a conjuntura nacional pensamos que seria tempo de apoiar as Instituições que podem estar (ou estarão) num processo de integração de cuidados. Com este serviço pretendemos (re)organizar para dar uma resposta mais integrada, desafiar o status quo, envolver todos com um objetivo comum e prestar cuidados com qualidade e eficiência.”

Para o CEO da Lean Health Portugal, por exemplo, na área da consulta externa, “este serviço tem grande potencial na medida em que faz o diagnóstico dos processos atuais de consulta e desenha novos processos que facilitem a continuidade de cuidados, reduzindo etapas que não agregam valor. Aplica, igualmente, metodologias de participação colaborativa de utentes/utilizadores na identificação e priorização de áreas de melhoria, redesenho de percursos e navegabilidade, bem como avaliação de intervenções de melhoria.”

Este serviço pode ser implementado em qualquer instituição de saúde, centrando-se em quatro tarefas principais para o cumprimento dos objetivos a que se propõe: análises de dados, especialização de dados, transformação digital e redesenho de processos.

“Com soluções 100% customizáveis à realidade de cada instituição, este serviço simplifica e automatiza processos para que os cuidados sejam prestados com eficiência, nomeadamente a desmaterialização, integração, simplificação e automatização de processos através de Robotic Process Automation (RPA); informatização de documentos, algoritmos de otimização de agendamentos (bloco operatório, hospital de dia, consultas) e simulação computacional para desenho de novos layouts”, explica o comunicado de imprensa. “Por fim, e em conjunto com os profissionais, examina criticamente os atuais processos com propostas de alteração para a melhoria contínua. Redesenha, assim, processos para eliminar etapas que não acrescentam valor ao utente, como por exemplo, etapas que geram atrasos, duplicação ou potencial de erro.”

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights