Ordem dos Psicólogos Portugueses alerta para perigos da pseudociência

2 de Junho 2023

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançou a campanha “Psicologia, ciência com evidência”. O objetivo é defender a saúde pública, valorizar e afirmar a ciência psicológica e facilitar o aumento da literacia em saúde mental.

“É uma campanha contra os riscos que a pseudociência pode colocar à saúde das pessoas”, explica o bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, no vídeo de lançamento da campanha. “Está presente a diferença da evidência científica (a prática dos psicólogos) e aquilo que é baseado no “achómetro”, na curiosidade e coisas que não se conhecem o seu impacto ou consequências e que podem pôr em causa a saúde dos cidadãos”, acrescenta o bastonário.

Nesta campanha são divulgados documentos e kits de imagens em vários formatos, que os psicólogos têm partilhado nas redes sociais. “Como posso ter a certeza de que um profissional é psicólogo?”, “Que Psicólogos Especialistas existem, o que fazem e para que servem?” ou “Como posso submeter uma queixa por má prática profissional de um Psicólogo?” são algumas das questões respondidas.

A campanha “Psicologia, ciência com evidência” pretende valorizar e contribuir para afirmar a Ciência Psicológica, a investigação em Ciência Psicológica e o papel dos psicólogos na sociedade, através da promoção da utilização das evidências provenientes da Ciência Psicológica nos diferentes contextos e ao longo de todo o ciclo de vida.

Tem ainda como objetivos facilitar o aumento da literacia em saúde mental e os processos informados de tomada de decisão em saúde, mobilizando comportamentos pró-sociais e pró-saúde, prevenindo e promovendo a saúde mental e o bem-estar, através de uma maior consciencialização acerca da importância dos cuidados de saúde e das políticas de saúde baseadas na evidência científica.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Paula Martins: Santa Maria teve de limitar a entrada de doentes transportados em ambulância

Na apresentação dos resultados do Stada Health Report 2023, esta terça-feira, Ana Paula Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, partilhou com preocupação que a Urgência do Santa Maria “de ontem para hoje tem mais 250 pessoas em circulação” e que o hospital teve de limitar a entrada dos doentes transportados em ambulâncias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights