Esquizofrenia afeta 48 mil portugueses

4 de Junho 2023

De acordo com dados avançados pela Gedeon Ritcher, a esquizofrenia afeta cerca de 48 mil portugueses, o que corresponde a cerca de 0,6% da população portuguesa com idade superior a 15 anos.

A companhia explica que a esquizofrenia “é uma doença neuropsiquiátrica complexa”. Apesar de ser uma patologia que “acompanha o doente durante toda a sua vida”, pode ser tratada “de forma eficaz com medicamentos atuais e terapias de suporte usadas em adição à medicação, o que dá aos doentes a oportunidade de viver vidas ativas e significativas.”.

De acordo com uma pesquisa realizada há dois anos pela Gedeon Richter em Hungria, Rússia, Bulgária, República Checa foi revelado que um dos problemas mais comuns enfrentados pelos familiares é a falta de informação.

Uma das áreas de foco da Richter é o tratamento de transtornos psiquiátricos, e na Europa Ocidental, a Recordati trabalha em parceria a fim de apoiar pessoas que vivem com esquizofrenia e ajudar as suas famílias.

A recente publicação, designada The Candid Book, para familiares e cuidadores de doentes com esquizofrenia também está disponível online. Oferece dicas práticas para navegar por questões difíceis.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Julian Perelman analisa desafios e prioridades do sistema de saúde português”

O economista Julian Perelman, destacou, na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, a necessidade de regressar aos fundamentos do sistema de saúde, focando-se na integração de cuidados e no alinhamento do financiamento com os objetivos de saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This