75 anos do Serviço de Anestesiologia do Santo António

5 de Junho 2023

O Serviço de Anestesiologia do Santo António reuniu o corpo clínico atual, personagens históricas e especialistas para comemorar o seu 75.º aniversário.

Humberto Machado, diretor de serviço, “apresentou a pluralidade e qualidade, nas áreas da clínica, formação, investigação e desenvolvimento, complementado por um filme exaustivo sobre a excelência atingida”; Paulo Lemos, diretor de departamento, “agradeceu o trabalho cooperativo e interdisciplinar, pugnando por desafios novos e revindicando meios para continuarmos a progredir”; José Barros, diretor clínico, “fez um enquadramento histórico da fundação, revelando factos curiosos ou menos conhecidos dos primeiros anos da Anestesiologia no Santo António”, pode ler-se no site do centro hospitalar.

Dalila Veiga, anestesiologista e representante da Ordem dos Médicos, “mostrou-se preocupado com as dificuldades atuais da saúde em Portugal, defendo uma mudança profunda do SNS, que definiu como a melhor conquista da democracia”. Henrique Cyrne de Carvalho, diretor do ICBAS, “destacou o papel dos anestesistas nas disciplinas de Terapêutica Geral e da sua popularidade entre os estudantes, desde 1979”.

Manuel Pizarro, ministro da saúde, “que privou com o Dr. Alfredo Ribeiro dos Santos e com o Dr. Manuel Silva Araújo, destacou os ganhos em saúde atingidos por Portugal nas últimas décadas, defendeu um sistema nacional de saúde articulado entre setores, mas assente fundamentalmente num serviço público organizado, com potencial de formação, meios e equipamentos de ponta, capacidade de atração dos jovens profissionais e retenção de talento”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights