Centro da U.Porto integra projeto europeu focado em tecnologias de saúde inteligentes

7 de Junho 2023

O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing) integra um projeto europeu que, financiado em dois milhões de euros, pretende apoiar o desenvolvimento de tecnologias e serviços de saúde inteligentes.

Em comunicado, o Porto4Ageing afirma que o projeto, intitulado SHIFT-HUB, tem como prioridade “criar uma rede com capacidade de agregar parceiros das várias áreas na esfera de influência da saúde inteligente”, nomeadamente, empresas, instituições de ensino, decisores políticos e representantes da sociedade civil.

Financiado em dois milhões de euros pelo programa Horizonte Europa, o projeto pretende apoiar e promover o desenvolvimento de tecnologias e serviços de saúde inteligentes.

“A existência de bases de dados sólidas será a base para o desenvolvimento de aplicações digitais de saúde de alta qualidade. No entanto, a recolha e utilização de dados pessoais de saúde na União Europeia é difícil, especialmente quando mais do que uma jurisdição nacional é envolvida no processo”, refere.

O projeto, que estará em execução até 2025, visa ainda desenvolver uma “plataforma de gestão de dados para empresas a operar na área das aplicações de saúde”.

O piloto da plataforma vai reunir uma base de gestão de dados, um repositório de aplicações de saúde e uma ferramenta de procura e oferta de oportunidades e inovações em saúde.

Com esta plataforma, o consórcio do projeto acredita ser possível “apoiar e reforçar competências de literacia digital, assim como mudanças comportamentais centradas na prevenção e manutenção da saúde em detrimento da simples gestão da doença”.

Estimular a colaboração entre membros da comunidade e orientar a identificação de investidores e fontes de financiamento público são outros dos objetivos que a plataforma permitirá atingir.

O consórcio do projeto é composto por 12 parceiros de sete países europeus (Alemanha, França, Grécia, Bélgica, Roménia, Portugal e Itália).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights