Ricardo Baptista Leite lidera laboratório criado pelas universidades de Charité e Harvard

7 de Junho 2023

O Harvard Health Systems Innovation Lab e o Charité Center for Global Health uniram esforços para criar o Global Health Policy Lab (GHPL). Ricardo Baptista Leite assumirá o papel de chairman do laboratório.

Esta iniciativa de base tecnológica e com sede em Berlim compromete-se a acrescentar valor ao ecossistema de definição de políticas de saúde global através do fortalecimento da capacidade global de identificar, comparar, disseminar e avaliar o impacto de políticas relevantes dirigidas aos diferentes segmentos de intervenção inseridos no universo alargado da saúde global. Entre outras iniciativas, o GHPL irá desenvolver e gerir um repositório digital de políticas e leis de saúde na área da saúde global, bem como publicar o Global Health Policy Outlook Report, um relatório anual focado em sistematizar as principais tendências e mais relevantes desafios, oportunidades e ameaças no campo das políticas de saúde global.

Rifat Atun, diretor do Harvard Health Systems Innovation Lab, enfatizou que “o desenho de políticas é exigente, mas a sua implementação é ainda mais. Estamos, por isso, empenhados em inovar na forma como estes desafios são abordados: com aprendizagem e colaboração académica de rigor e através da democratização e disseminação do acesso a informação relacionada com estas políticas de saúde, com recurso a machine learning e Inteligência Artificial.”

“O Global Health Policy Lab vai certamente fortalecer o processo de avaliação de impacto destas políticas e ajudar-nos a todos a aferir o real valor destas políticas, bem como da sua efetiva implementação, junto das comunidades das várias regiões do globo”, reforça Beate Kampmann, diretora do Charité Center for Global Health.

“Através de ferramentas digitais e de processamento analítico a serem desenvolvidas pelo Global Health Policy Lab, pretendemos acima de tudo contribuir para que os decisores políticos a todos os níveis de intervenção – multilateral, nacional, regional ou local – tenham acesso a instrumentos que possam acelerar a translação de recomendações de base científica em leis políticas, campanhas e intervenções concretas que possam melhorar o estado de saúde das populações à escala global”, começa por destacar Ricardo Baptista Leite.

O GHPL foi idealizado e será executado para que possa desempenhar “um papel disruptivo e diferenciador na forma como os dados e a ciência são efetivamente aproveitados na construção de novas abordagens e soluções que permitam melhorar os resultados em saúde de todos os cidadãos e de forma mensurável. Precisamos que os decisores sejam capacitados por via da ciência como agentes da mudança que todos reconhecem como sendo necessária nos sistemas de saúde”, acrescenta.

A investigação que será levada a cabo pelo GHPL terá a coordenação científica conjunta destes dois parceiros académicos – Charité e Harvard – e será apoiada pela Virchow Foundation for Global Health e desenvolvida em estreita colaboração com o World Health Summit, com sede em Berlim.

Roland Göhde, Co-Founder e CEO da Virchow Foundation, expressou que “a tríade academia, digitalização/IA e definição de políticas constituirá um dos vetores mais fortes para impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com a saúde. O Global Health Policy Lab está desenhado para potenciar uma translação equitativa entre o mundo científico e o da efetiva implementação destas políticas, contribuindo para gerar confiança nesta tríade e em cada um dos seus elementos.”

“As lacunas que persistem nesta translação entre o conhecimento científico, por um lado, e a ação política, por outro, são substanciais e comprovam que há ainda muito a fazer. A ciência é intrinsecamente global e os governos nacionais devem trabalhar muito mais em conjunto de modo a dar resposta aos vários desafios com que nos deparamos. Acreditamos que esta iniciativa vai contribuir fortemente para este objetivo e, consequentemente, para alcançarmos coletivamente melhores resultados em saúde”, afirma Axel Pries, presidente do World Health Summit.

A apresentação oficial da iniciativa decorreu no passado dia 24 de maio, em Genebra, num evento acolhido pela Health Innovation Exchange e que contou com a intervenção de encerramento pelo diretor de parceria da Organização Mundial de Saúde, Gaudenz Silberschmit.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights