A comitiva de quatro especialistas húngaros, constituída por médicos e técnicos da OMS, visitou as instalações do Edifício Rainha Dona Amélia, onde ficou a conhecer a resposta diferenciada do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, dirigido por Cristina Bárbara. Uma equipa com vasta experiência no tratamento de doenças respiratórias e com projetos inovadores no acompanhamento de doentes crónicos, como a telemonitorização, que serviram de exemplo de modelos de qualidade em saúde na visita desta semana.
A Hungria está a avançar com um processo de revisão do modelo de cuidados para as doenças respiratórias, nomeadamente as respostas à tuberculose e doenças crónicas respiratórias, com particular interesse na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Com esta visita de dois dias a Portugal, a equipa recolheu informações sobre a organização e modelos de cuidados nesta área, incluindo o papel dos cuidados saúde primários.
A delegação húngara foi acompanhada pelo presidente e vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco e Laura Silveira, pela vogal do Conselho de Administração do CHULN, Catarina Baptista, e por Alexandre Lourenço, anterior presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
publicado em CHULN
0 Comments