Hospital de Braga aposta em projeto de transformação digital

5 de Julho 2023

O Hospital de Braga anunciou recentemente um conjunto de iniciativas de modernização e transformação digital, com o objetivo de "reforçar a uniformização dos sistemas de informação da instituição, numa ótica de melhoria contínua para utentes e profissionais".

No âmbito do projeto “HB.SAFE – Promoção da Integração, Interoperabilidade e Segurança Clínica” implementado desde 2020 e apoiado pelo Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020), o Hospital de Braga desenvolveu um conjunto de iniciativas de modernização e transformação digital.

Em comunicado, o hospital destaca que o projeto visa “reforçar a uniformização dos sistemas de informação da instituição, numa ótica de melhoria contínua para utentes e profissionais”.

Neste sentido, a iniciativa irá “aprimorar a segurança dos dados e garantir a resiliência da instituição contra potenciais ciberataques, e melhorar a gestão de acessos aos múltiplos recursos e aplicações da organização, permitindo aumentar o nível de segurança e a sua monitorização.

Desenvolveu-se uma solução de Business Intelligence (BI), que permite o acompanhamento, em tempo real, de indicadores de áreas como o Serviço de Urgência, as Consultas Externas, o Bloco Operatório e os Internamentos, traduzindo-se numa mais-valia na melhoria contínua dos cuidados prestados. 

A instalação de uma solução de segurança clínica (closed loops) “diminui, consideravelmente, o erro clínico e garante segurança ao utente, ao garantir que todas as etapas de um processo são devidamente cumpridas”. O sistema inclui os circuitos do medicamento, das colheitas, do leite materno e o do sangue.   

No seguimento do HB.Safe, o Hospital de Braga iniciou, também, uma ação de desmaterialização de processos, numa lógica de aumentar a eficiência operacional, e de reduzir, significativamente, o consumo de papel, em linha com a crescente consciência ambiental que pauta a instituição. 

Nesse sentido, desenvolveu um Portal e uma App exclusiva para utentes, que concede aos utentes o acesso remoto a informação sobre os seus agendamentos, bem como a consulta dos resultados dos exames realizados, entre outras funcionalidades. Todos os recursos do Portal e da App serão lançados, gradualmente, ao longo dos próximos meses.  

A iniciativa reforça a simplificação dos serviços para os utentes, e aproxima ainda mais os utentes do Hospital. 

PR/HN

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