Cerca de 40 concelhos de seis distritos em perigo máximo de incêndio

15 de Julho 2023

Cerca de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também quatro dezenas de concelhos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Beja e Faro em perigo muito elevado.

Outros concelhos de vários distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 4.000 ocorrências de fogo já afetaram perto de 10.000 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade a partir do meio da manhã, e uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

Até ao final da manhã são esperados períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral, sendo pouco prováveis na região mais interior.

O vento será fraco a moderado (até 30 quilómetros hora (km/h)) de noroeste, rodando para sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) a partir da tarde na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, com rajadas até 60 km/h.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Viseu) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 21 (em Viana do Castelo) e os 32 (em Faro).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights