Técnicos de emergência pré-hospitalar suspendem greve a partir de sexta-feira

26 de Julho 2023

Os técnicos de emergência pré-hospitalar suspendem a partir de sexta-feira a greve ao trabalho extraordinário em curso desde abril, depois de o ministro da Saúde se ter comprometido com a revisão da carreira, anunciou fonte sindical.

Em declarações à Lusa, após uma reunião no Ministério da Saúde, em Lisboa, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Rui Lázaro, disse que o ministro Manuel Pizarro se comprometeu a iniciar as negociações da revisão da carreira em setembro e “forçou o INEM” (Instituto Nacional de Emergência Médica) a “cumprir a legislação laboral” a partir da próxima terça-feira, nomeadamente em termos de contabilização de horas de trabalho.

Os técnicos de emergência pré-hospitalar estão em greve ao trabalho extraordinário desde 17 de abril para reivindicar o cumprimento de direitos laborais e a revisão da carreira.

Rui Lázaro explicou que, apesar de o sindicato ter decidido suspender a greve na sequência da reunião com a tutela, a suspensão só terá efeitos a partir de sexta-feira, depois de cumpridos determinados formalismos.

O sindicato decidiu também levantar um pré-aviso de greve geral para 02 a 06 de agosto, durante a visita do Papa Francisco a Portugal para presidir à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

Segundo Rui Lázaro, “a contabilização das horas errada que fazia o INEM, que subtraía horas aos trabalhadores, é para ser corrigida a partir de 01 agosto”.

O dirigente adiantou que o sindicato entregará em agosto a sua proposta de revisão da carreira para ser analisada pela tutela antes de uma primeira reunião negocial prevista para setembro.

Na reunião de ontem foi também “assumido o compromisso de pôr termo aos atos persecutórios” do INEM contra “trabalhadores e dirigentes sindicais”, acrescentou Rui Lázaro.

À mesa da reunião estiveram, além do ministro da Saúde e do sindicato, a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e elementos da direção do INEM.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights