Estudos sugerem que cancro do endométrio pode ser detetado numa amostra de urina

27 de Julho 2023

Estudos feitos em Espanha sugerem que o cancro do endométrio (mucosa que reveste a cavidade do útero) pode ser detetado numa amostra de urina, um método de diagnóstico menos invasivo e menos doloroso, foi esta quarta-feira divulgado.

Os estudos, publicados nas revistas científicas Clinical Cancer Research e eBioMedicine, foram conduzidos por investigadores do Instituto Catalão de Oncologia, do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge e do Hospital de Bellvitge, em Barcelona.

Os investigadores analisaram o ADN (material genético) de amostras de urina e secreção vaginal de cerca de 160 doentes com cancro do endométrio e compararam com o tumor original.

Para os estudos foram sequenciados os 47 genes que mutam mais frequentemente no cancro do endométrio.

Mutações genéticas similares às do tumor original foram detetadas na totalidade das amostras de urina e em 73% das amostras vaginais, de acordo com os estudos.

Segundo os autores, trata-se de métodos não invasivos promissores para o diagnóstico do cancro do endométrio, um dos mais comuns nas mulheres.

Atualmente, os métodos de diagnóstico são invasivos e dolorosos e consistem maioritariamente na recolha de uma amostra de tecido do endométrio através da vagina.

Para a coordenadora dos estudos, Laura Costas Caudet, do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, citada pela agência Efe, os métodos não invasivos “podem contribuir para um diagnóstico mais rápido que melhora a sobrevivência das doentes”.

A investigadora e médica assinalou que a demora no diagnóstico “obriga ao recurso a tratamentos mais agressivos e representa pior prognóstico” da doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cabo Verde: novo coordenador do combate ao VIH aposta na erradicação até 2030

A meta é ambiciosa, mas Adilson de Pina, que acaba de assumir a secretaria-executiva do Comité de Coordenação e Combate ao VIH/sida em Cabo Verde, acredita ser possível erradicar o vírus do arquipélago nos próximos quatro anos. Em entrevista à Lusa, o biólogo e doutorado em saúde pública traça as linhas de uma missão que herda de Celina Ferreira, agora aposentada, e que se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

PS propõe regulação dos cartões de saúde para proteger os consumidores

O PS entregou no parlamento um projeto de lei para regular os cartões de saúde, proibindo a designação “plano de saúde” e obrigando a informação clara nos contratos. A iniciativa visa proteger os consumidores de práticas enganosas num mercado em crescimento, com fiscalização da ASAE e Direção-Geral do Consumidor

Quatro perfis psicológicos explicam ideação suicida em idosos, diz estudo

Investigadores da Universidade de Valência identificaram quatro perfis psicológicos distintos associados a pensamentos suicidas em idosos que vivem em lares, numa amostra de 231 pessoas entre os 60 e os 97 anos de nove instituições. O estudo, publicado na revista ‘Frontiers in Psychology’, sublinha a necessidade de olhar para além dos sintomas clínicos tradicionais na prevenção do suicídio nesta faixa etária

Material médico dos EUA chega à Venezuela num sinal de aproximação… Com petróleo à vista

Os Estados Unidos anunciaram esta quinta-feira o envio de seis toneladas de material médico prioritário para a Venezuela, num gesto que o Departamento de Estado classificou como o primeiro de uma “campanha significativa” para estabilizar o frágil sistema de saúde venezuelano. O carregamento chegou a Caracas num momento de aproximação diplomática e de alívio gradual das sanções económicas impostas por Washington

Dados da PPP de Cascais “salvam” indicadores do SNS de queda nas consultas e cirurgias

A divulgação de um documento interno com números do Serviço Nacional de Saúde relativo a dezembro de 2025 obrigou a Administração Central do Sistema de Saúde a emitir dois esclarecimentos públicos em três dias, depois de confrontada com a ausência de informação de uma unidade hospitalar. O relatório inicial, a que os jornalistas tiveram acesso, apresentava uma quebra na atividade assistencial que, na versão agora corrigida, se transforma num aumento generalizado da produção hospitalar

Nestlé, Lactalis e Danone sob investigação por leites contaminados com toxina

A justiça francesa abriu cinco investigações a multinacionais do setor alimentar, incluindo a Nestlé e a Lactalis, por suspeitas de contaminação de leites infantis com a toxina cereulida, que pode causar danos neurológicos e, em casos extremos, ser fatal. A procuradora de Paris, Laure Beccuau, anunciou esta sexta-feira que os processos foram centralizados na capital devido à dispersão geográfica das queixas e à tecnicidade da matéria

CAP alerta para risco de dermatose nodular e pede plano de prevenção

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje, em Beja, a criação de um plano nacional de prevenção para doenças pecuárias, nomeadamente a dermatose nodular bovina, ainda ausente do território mas que já provocou estragos em França. Álvaro Mendonça e Moura revelou que a 19 de Fevereiro está marcada uma reunião com a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) e organizações de produtores para avaliar riscos e delinear estratégias

Abusos sexuais à irmã durante cinco anos: jovem em prisão preventiva

O jovem de 19 anos suspeito de ter abusado sexualmente da irmã mais nova durante cinco anos, desde que a vítima tinha 10, ficou em prisão preventiva. Os pais, acusados de conivência, ficaram sujeitos a termo de identidade e residência, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Cascais, revelou hoje a Polícia Judiciária (PJ). A menor, hoje com 16 anos, sofreu as agressões em silêncio

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights