Misericórdia de Lisboa dá apoio na área da Saúde no âmbito da JMJ

30 de Julho 2023

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai contribuir com uma resposta na área da Saúde no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza na capital portuguesa de terça-feira até 06 de agosto.

Numa nota enviada à agência Lusa, aquela instituição revelou que as medidas adotadas resultam de um trabalho estreito entre os serviços de saúde da Santa Casa e a Equipa de Saúde da Jornada Mundial, “com o objetivo de se dar uma resposta às necessidades identificadas pela organização do evento”.

Este reforço contempla vários serviços de atendimento e apoio aos peregrinos, em diferentes locais e horários.

A Santa Casa terá assim dois postos fixos de primeiros socorros, um de terça-feira e até dia 04 de agosto no Largo Trindade Coelho (equipa de saúde da Santa Casa) e no dia 06 de agosto no Parque Tejo (equipa de saúde da Santa Casa).

A outra Unidade Móvel Santa Casa está na terça-feira e na quarta-feira na Quinta das Conchas (equipa de saúde da JMJ23) e no dia 06 no Parque Tejo (equipa de saúde mista – SCML/JMJ).

No Largo Trindade Coelho, o horário de funcionamento é entre as 11:00 e as 19:00, e no Parque Tejo entre as 12:00 e as 18:00, também para apoio na evacuação após a missa com o Papa, que presidente à JMJ e que estará também em Fátima, no dia 05.

Esta equipa de profissionais voluntários da Santa Casa é constituída por enfermeiro, médico, psicólogo e motorista.

Estes profissionais estarão em articulação direta com o chefe de serviço do posto da Voz do Operário, que articula diretamente com o INEM.

Primeiros socorros, observação médica, prescrição e administração (PO) de medicação, disponibilização de medicamentos de venda livre (como paracetamol e ibuprofeno 200/400mg), apoio psicológico, disponibilização de material informativo em saúde, Suporte Básico de Vida e encaminhamentos para cuidados de saúde diferenciados serão os serviços prestados.

Os serviços de saúde da Santa Casa estarão em estreita articulação com os meios de saúde acionados pela organização da JMJ, nomeadamente em caso de necessidade de referenciação para cuidados diferenciados.

Considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, a jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights