São Francisco Xavier com 11 nascimentos por dia desde o início do mês

9 de Agosto 2023

O Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, teve uma média de 11 nascimentos por dia desde o início do mês, quando recebeu a atividade do bloco de partos do Hospital de Santa Maria.

A informação foi hoje divulgada num comunicado da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), que além de dar conta do nascimento de 11 bebés por dia, em média, diz que na primeira semana de funcionamento do novo sistema nasceram 79 bebés, com um recorde de 20 bebés no dia 05.

Desde 01 de agosto que a atividade assistencial de ginecologia/obstetrícia e neonatologia do Hospital de Santa Maria decorre no Centro Materno Infantil do Hospital de São Francisco Xavier.

A transferência dos serviços, devido a obras no bloco de partos do Hospital Santa Maria, no valor de seis milhões de euros e com a duração de nove meses, gerou muita polémica nos últimos meses, com diversos profissionais a contestarem a mudança e alguns a recusarem-na mesmo.

No entanto, a 01 de agosto, após uma visita a São Francisco Xavier, o diretor-executivo do SNS, Fernando Araújo, disse que todos os médicos de Santa Maria escalados para São Francisco Xavier tinham comparecido.

Citado no comunicado hoje divulgado, Fernando Araújo diz que o processo “tem decorrido de forma tranquila, de acordo com o planeado e tornado público em maio de 2023”, e agradece “a forma empenhada e organizada como se construiu a parceria”, entre profissionais e os dirigentes dos dois hospitais.

Até agora não foram necessárias transferências para blocos de parto privados, “sendo que as equipas de profissionais de saúde cumpriram integralmente com as escalas”, refere também o comunicado da DE-SNS.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights