Moçambique lança inquérito para avaliar imunidade após vacinação

15 de Agosto 2023

O Ministério da Saúde de Moçambique lançou hoje um inquérito para avaliar a imunidade após a vacinação contra a covid-19 no país, processo que vai abranger 20 mil pessoas em todas as províncias moçambicanas.

“O inquérito vai-nos permitir compreender os níveis de proteção atuais da população moçambicana”, declarou o vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, no lançamento da iniciativa em Maputo.

O processo, orçado em cerca de 100 milhões de meticais (1,4 milhões de euros), vai servir também para avaliar a situação de infeções ativas de covid-19 em Moçambique, avançou a fonte.

 “Através destes aspetos todos, vamos poder medir quais são os níveis de falhas que temos em termos de imunidade, e isto vai-nos permitir fazer ajustes para possíveis campanhas de reforço de vacinação em determinadas áreas geográficas”, declarou o governante.

O processo será realizado por cerca de 126 profissionais durante um mês e meio.

O inquérito foi financiado pelo Governo de Moçambique, Banco Mundial, Canadá e a Iniciativa Clinton.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights