Rastreios ao cancro da cabeça e pescoço no dia 20 de setembro

15 de Setembro 2023

Rastreios ao Cancro da Cabeça e Pescoço marcam a 11.ª edição da Campanha de Sensibilização para a doença que tem mais de 2.500 novos casos anuais.

As ações de rastreio, informação e sensibilização vão decorrer a 20 de setembro no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, das 14:00 às 17:00, no espaço da consulta externa de Otorrinolaringologia, e em Lisboa nos polos da Comunidade Vida e Paz em Chelas e na Quinta do Lavado, Penha de França, entre as 14:00 e as 18:00, havendo também ações em escolas de norte a sul do país.

A iniciativa em Portugal é desenvolvida pelo Grupo de Estudos Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP), que este ano “reforça a importância das três fases de prevenção: Na primária passa pela prevenção do desenvolvimento do cancro da cabeça e pescoço através de atividades para alterar os comportamentos de alto risco e a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV); na secundária tem foco na melhoria do diagnóstico e do tratamento precoces, através da educação para os sinais e sintomas, e a terciária é destinada a melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos doentes, para prevenir complicações e aumentar a qualidade de vida dos sobreviventes”.

Segundo a presidente do GECCP, Ana Joaquim, em Portugal o diagnóstico desta doença “continua a fazer-se tardiamente na maioria dos doentes”, salientando que dos entre 2.500 a 3.000 novos casos existentes por ano “mais de metade são diagnosticados em fase avançada”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Menos arsénio na água diminui mortes por cancro e doenças cardíacas

Um estudo recente publicado na revista científica JAMA revela que a diminuição dos níveis de arsénio na água potável está associada a uma redução significativa da mortalidade por doenças crónicas, incluindo cancro e doenças cardiovasculares. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights