Luís Miguel Oliveira: “Rethinking the Innovation Pathway” no Global Health Forum

29 de Setembro 2023

Luís Miguel Oliveira, da Fundação Michael J. Fox, foi um dos oradores do primeiro dia do Global Health Forum, na sessão “Rethinking the Innovation Pathway”.

Esta sexta-feira, no Centro de Congressos do Estoril, o Senior Associate Director Research Programs da Fundação Michael J. Fox tentou mostrar qual é o valor de uma missão top-down. Para Luís Miguel Oliveira, há três pilares fundamentais: “um problema que tem que ser extremamente bem definido, tem que haver um cientific domain expertise que saiba compreender o problema e juntar os pontos, e autonomia de decisão e de gestão”.

“Penso que depois na conversa com o painel conseguimos traspor isso para a realidade nacional. Acho que há muito boas iniciativas a nível da União Europeia em termos de programas estratégicos, mas depois aqui, no país, temos que conseguir construir essas organizações e criar essa massa crítica que permite destilar essas orientações estratégicas, com competência científica. E depois é preciso que haja vontade política para que essas organizações e esses grupos de pessoas tenham autonomia para implementar essas ideias. Esta hierarquia ainda não está bem oleada, e acho que essa é a principal mensagem do painel”, explicou.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Miguel Quintas Neves: “Sou um apaixonado pela neurorradiologia em todas as suas manifestações”

Miguel Quintas Neves, neurorradiologista do Hospital de Braga, foi o primeiro português distinguido pela Sociedade Europeia de Neurorradiologia com o prémio de melhor trabalho científico do ano, entregue no passado dia 21 de setembro em Viena de Áustria. Em entrevista ao HealthNews, o médico explicou em que consiste o trabalho vencedor, sobre tauopatia primária relacionada com a idade (PART), falou-nos da paixão pela neurorradiologia, “em todas as suas manifestações”, e criticou a falta de investimento em investigação em Portugal.

Siemens Healthineers: “Já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”

O HealthNews viajou até ao coração da Siemens Healthineers para saber mais sobre a atual tecnologia ao serviço da saúde. “Tem ainda muita coisa para vir no futuro, (…) mas hoje nós já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”, disse Frederico Pasquarelli, Head of Advanced Therapies para o sul da Europa.

A insustentável mentira AME(N), Marta

Isabel Santiago
Professora Auxiliar Convidada e Investigadora em Comunicação em Saúde, IMPSP – Faculdade de Medicina, ULisboa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights