PS/Açores quer reduzir obesidade infantil na região

12 de Outubro 2023

 O grupo parlamentar do PS/Açores vai apresentar um projeto de resolução onde recomenda ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) que no próximo Plano Regional de Saúde inclua ações para redução dos números da obesidade infantil, foi anunciado.

A iniciativa parlamentar, que foi hoje apresentada em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, pelo deputado Tiago Lopes, pretende contribuir para a redução dos números da obesidade infantil na região que, segundo o PS, registaram uma subida em 2022, “invertendo a tendência de redução que se vinha registando ao longo de anos, até 2019”.

Segundo um comunicado do PS, com a proposta, os deputados socialistas querem que o executivo açoriano, no âmbito do próximo Plano Regional de Saúde, proceda à “reativação de um programa regional para a promoção da alimentação saudável, estabelecendo como áreas de intervenção prioritárias a saúde infantojuvenil e a saúde escolar, a promoção do aleitamento materno, o incentivo à frequência de consultas de nutrição e a promoção da literacia em Saúde”.

Os parlamentares também pedem que o Governo Regional envie ao parlamento dos Açores, no prazo de três meses, “um relatório com o ponto de situação da obesidade infantil na região, que inclua o grau de implementação e de execução de medidas de combate à obesidade infantil”.

“Perante os maus resultados de 2022, o Governo Regional tem de recuperar rapidamente boas práticas, tem de recorrer a novas formas de olhar a problemática da obesidade infantil e novas formas de atuar, a implementar já no corrente ano escolar de 2023/2024”, referiu Tiago Lopes, citado na nota.

O deputado lembrou os mais recentes dados do COSI (na sigla em inglês ‘Childhood Obesity Surveillance Iniciative’), um programa da Organização Mundial de Saúde, que revelaram “que 22,8% das crianças açorianas entre os 7 e os 8 anos de idade sofrem de obesidade infantil, ou seja, [que] os Açores têm a mais alta taxa de obesidade infantil de todo o país”.

Segundo o parlamentar socialista, de acordo com o mesmo estudo, 43% das crianças açorianas apresentam “excesso de peso”, situação que coloca também a região no “topo da tabela do país” neste mau indicador.

Devido à “inação” do Governo Regional, “em apenas três anos, a região regrediu 15 anos na área da promoção da Saúde”, referiu.

Tiago Lopes recordou que, “em 2008, a região apresentava 46,6% de prevalência de excesso de peso e 22,8% de obesidade infantil”, números que “levaram os governos regionais anteriores, da responsabilidade do PS a ‘implementar medidas que inverteram aquela tendência no espaço de cinco anos’”.

“Entre 2008 e 2019 todas as regiões do país mostraram uma redução na prevalência do excesso de peso e da obesidade e o decréscimo mais acentuado verificou-se nos Açores”, disse.

Como se previa, admitiu o socialista, a pandemia de covid-19 “contribuiu para o aumento da obesidade infantil”.

No entanto, o deputado do PS, destacou que o excesso de peso e a obesidade “aumentaram nos Açores em 7,1%”, enquanto “o aumento nacional foi de cerca de 2%”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights