Programa de vacinação em Moçambique reforçado com 75 viaturas e 690 motorizadas

17 de Outubro 2023

As equipas sanitárias moçambicanas vão ser reforçadas com 75 viaturas e 690 motorizadas, para “acelerar” os processos de vacinação no país, com o apoio de várias instituições internacionais, anunciou o ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago.

“Nos últimos anos, o nosso país foi assolado por diversas emergências sanitárias que afetaram não só o serviço de vacinação como também outras intervenções na saúde. Esses fatores exigiram maior movimentação de equipas de saúde e, por consequência, o desgaste das viaturas disponíveis nos distritos”, reconheceu o ministro.

A posição de Armindo Daniel Tiago foi transmitida depois da entrega, na segunda-feira, das primeiras 33 viaturas, cuja aquisição foi financiada pelo Banco Mundial, no âmbito do Projeto de Prontidão à covid-19.

“Serão distribuídas a todas as 11 províncias do país, concretamente os distritos com maior necessidade, de acordo com o mapeamento previamente realizado”, disse ainda.

Trata-se de um investimento de 1,3 milhões de dólares que prevê, já nos próximos dias, a entrega de mais 20 viaturas adquiridas com o apoio do Governo do Japão e outras 12 com o apoio da Aliança Global das Vacinas (Gavi).

Segundo Armindo Daniel Tiago, o apoio do Gavi vai ainda permitir distribuir 690 motorizadas para os serviços de vacinação em todo o país.

De acordo com informação do Ministério da Saúde, estes equipamentos visam “reduzir o défice registado nas províncias e reforçar os meios circulantes disponíveis para a realização do programa Alargado de Vacinação”, através de brigadas moveis, mas também outras intervenções de saúde comunitária.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

NOVA Medical School cria programa de culinária para jovens diabéticos

A NOVA Medical School avança em janeiro de 2026 com um programa gratuito de literacia alimentar para jovens entre os 14 e os 18 anos com diabetes tipo 1. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Unidade Local de Saúde de São José, combina formação em kitchen lab, investigação clínica e estratégias de gestão autónoma da doença, visando reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida dos participantes

Brasil tem uma das taxas mais altas de mortalidade

O relatório “Health at a Glace 2025” da OCDE indica que o Brasil tem uma das taxas mais altas de mortalidade, alertando para a necessidade urgente de investimentos na prevenção e controlo de doenças crónicas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights