Mais três milhões de utentes do Norte já podem fazer espirometria nos centros de saúde

3 de Novembro 2023

A Região de Saúde do Norte adquiriu 70 equipamentos de espirometria para diagnóstico de doenças pulmonares e respiratórias, num investimento de mais de 400 mil euros que vai abranger mais de três milhões de utentes, foi hoje revelado.

“(…) Utilizando para o efeito verbas do Plano Recuperação e Resiliência (PRR), adquiriu 70 novos equipamentos de espirometria, permitindo, desta forma, que, até à presente data, 3.274 milhões utentes da região possam usufruir, gratuitamente, deste meio de diagnóstico, em serviço de proximidade, junto das suas Equipas de Saúde Familiar das unidades onde estão inscritos”, avança a Administração de Saúde do Norte (ARSN), em comunicado.

Este número corresponde a 86% dos utentes inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região – 21 ACES e três Unidades Locais de Saúde (ULS) – sendo que a todos os agrupamentos estão a realizar este exame de diagnóstico nos Cuidados de Saúde Primários.

A espirometria é considerada um dos exames mais úteis para o diagnóstico de doenças do foro pulmonar ou respiratório, onde se inclui a Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e prevenção de doenças provocadas pelo Tabagismo.

Para a sua realização, a ARSN, está a contratar, desde setembro, técnicos de cardiopneumologia.

Com este investimento, sublinha aquela administração regional, “as populações da região mais distantes e com maiores dificuldades, evitam deslocações penosas e custos associados para a realização dos exames em apreço”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Comissão de Inquério ao INEM  marca votação da calendarização das audições para dia 17 com apelo a triagem rigorosa

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) agendou para a próxima quarta-feira, dia 17, a votação da calendarização das audições, na sequência do recebimento de propostas de diversos partidos. A presidente da comissão, Marta Silva, apelou a uma triagem mais eficiente das entidades a ouvir, de forma a garantir a celeridade dos trabalhos.

Oito vozes juntam-se para exigir ação nacional imediata no combate ao cancro

Num movimento inédito, oito associações da sociedade civil, incluindo as maiores representantes de doentes oncológicos, enviaram uma carta aberta às mais altas figuras da Saúde e do Governo, exigindo uma resposta política urgente, coordenada e sustentada para o cancro. A iniciativa sublinha a emergência de saúde pública que a doença representa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights