EUA reforçam prevenção da covid-19 em Timor-Leste com 1,26 ME

9 de Novembro 2023

Os Estados Unidos entregaram hoje uma subvenção adicional de 1,35 milhões de dólares ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para reforçar a prevenção da covid-19 e os serviços de saúde em Timor-Leste.

“A subvenção adicional de 1,35 milhões de dólares [1,26 milhões de euros] à Unicef vai ajudar a expandir as intervenções em curso nos municípios de Bobonaro, Liquiça e Manufahi, a aumentar a sensibilização para a prevenção da covid-19 e a vacinação”, disse Anne Marie Yastishock, diretora interina da USAID (agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional) em Díli.

Anne Marie Yastishock precisou também que a subvenção vista igualmente contribuir para a prestação contínua de cuidados de saúde materno, neonatal e infantil de qualidade.

“Desde o início da pandemia, os Estados Unidos já forneceram 200.000 vacinas Pfizer e mais de 7,4 milhões de dólares [6,91 milhões de euros] de assistência ao país”, disse a diretora interina da USAID, durante a cerimónia de assinatura da convenção, que decorreu no Ministério da Saúde timorense.

O representante da Unicef no país, Bilal Aurang Zeb Durrani, salientou que a parceria entre o Ministério das Finanças, a USAID e a Unicef, implementada em três fases, a última das quais termina em dezembro deste ano, contribui para o controlo do vírus no país.

“O lançamento da quarta fase ajudará a manter a dinâmica necessária para preparar o país para enfrentar os desafios futuros” através do reforço da prevenção e dos sistemas de controlo, disse o representante da Unicef.

O vice-ministro da Saúde timorense, José Reis Magno, destacou que as duas agências são “parceiras de desenvolvimento valiosas” para Timor-Leste e destacou o seu apoio no combate à covid-19 no país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviços de urgência a funcionar com limitações na próxima semana

Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou hoje a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

João Emílio Cardoso: “Há farmacêuticos residentes que estão a ser utilizados como força de trabalho”

As dificuldades sentidas pelos residentes farmacêuticos residentes são sobreponíveis às dos internos, quem o diz é o Membro da Comissão Instaladora da Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Residentes (APFR). Segundo João Emílio Cardoso, há locais onde estes profissionais “estão a ser utilizados como força de trabalho”. “Vemos com preocupação estas situações, até porque não temos, em Portugal, um corpo de farmacêuticos especialistas que possam suprir essas faltas”, afirmou. 

Açores investiu 17 ME nas carreiras do setor da saúde

O Governo dos Açores investiu cerca de 17 milhões de euros, até 30 de novembro deste ano, na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, anunciou hoje a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights