Teatro estimula utentes com epilepsia no Hospital de Braga

13 de Novembro 2023

O Serviço de Neurologia do Hospital de Braga dinamizou, nos dias 4 e 11 de novembro, workshops de teatro para utentes com epilepsia, num dos anfiteatros do hospital. O próximo acontece no sábado, dia 18.

A epilepsia, uma doença crónica que se manifesta por crises epiléticas, afeta a área cognitiva, resultando em queixas relacionadas com a memória, e défice de atenção, e a área afetiva, com o aumento do sentimento de ansiedade e a depressão do humor.  

Ao longo de uma hora e meia, os utentes participantes são desafiados a estimular a sua capacidade de atenção e memória, através dos exercícios propostos, promovendo as potencialidades expressivas, seja por meio da voz ou do corpo. 

Desenvolver a criatividade e autoconhecimento são, também, o foco do projeto, que capacitam os participantes para o controlo da sua condição, e aprimoram a imaginação e a criatividade de forma significativa. Ao oferecer um espaço à expressão artística, o projeto permite que os utentes explorem as suas emoções de forma terapêutica, dotando-os de uma maior capacidade de enfrentar os desafios que a epilepsia pode apresentar, diariamente.  

“O projeto promove, acima de tudo, a inclusão, a consciencialização e a autoexpressão, proporcionando um ambiente seguro e adaptado para que as pessoas com epilepsia possam explorar a arte cénica e desafiar estigmas”, refere Célia Machado, coordenadora do projeto e neurologista do Hospital de Braga.   

A iniciativa compreende um conjunto de três workshops de teatro coordenados pela professora Sandra Ribeiro. A próxima sessão decorre no dia 18 de novembro, no anfiteatro 3 do Hospital de Braga.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights