Hospital São João: Duplas de cães de assistência ajudam crianças com cancro

19 de Dezembro 2023

O projeto de duplas de cães de assistência em curso desde outubro de 2022 na Ala Pediátrica do hospital São João, no Porto, passa a integrar o serviço de Oncologia Pediátrica, revelou esta terça-feira à Lusa a diretora Maria Bom-Sucesso.

Internamento, Hospital de Dia, Neonatologia, consultas externas pediátricas e Cuidados Intensivos, aqui pontualmente, foram serviços visitados em 2023 duas vezes por semana pelas equipas da Ânimas, uma associação que forma cães de assistência para pessoas com deficiência que se candidatem a este auxílio, sendo que estes, terminada a formação, são entregues gratuitamente aos novos donos.

“Chegou agora a vez das crianças com doenças oncológicas”, acrescentou a diretora do serviço.

Lembrando ser prática existente noutros países, com “bons resultados e sem riscos”, “segurança” que frisou ser “importante” para quem trabalha diariamente com os utentes, Maria Bom-Sucesso explicou que o “entusiasmo” detetado nas crianças sempre que nos corredores do hospital se cruzavam com os cães ajudou à decisão.

“Percebemos que não podíamos negar-lhes um contacto mais próximo e que fazia todo o sentido avançar para esta solução”, explicou a oncologista.

Para já com caráter semanal, a primeira visita foi feita pela dupla Catarina Cascais, tutora, e pelo Zazu, um golden retriever de 2 anos.

“O facto de ter acontecido apenas agora prende-se com o facto de garantir o máximo de bem-estar para as crianças, não havendo o mínimo risco para os utentes. Os nossos animais são sempre higienizados entre crianças, há um cuidado muito maior”, garantiu à Lusa a tutora.

A cadela Heartie, da raça Border Collie, tem 1 ano e faz dupla com Abílio Novais, e a Tika¸ uma labrador retriever de 3 anos, que faz dupla com Sílvia Peça, serão as próximas presenças nas semanas que se seguirão para acompanhar as crianças em tratamentos de quimioterapia e radioterapia, acrescentou Catarina Cascais.

As visitas, contou, duram entre 45 minutos a uma hora e, para já terão apenas a visita de uma dupla “por o espaço ser pequeno”.

Maria Bom-Sucesso sublinhou ainda que o projeto “faz a diferença para as crianças, familiares e profissionais”, assinalando que a presença dos cães de assistência contribui para “diminuir o stress, a ansiedade e até a dor, quando são utilizados para esse propósito”.

Questionada pela Lusa se, em determinados tratamentos, a presença dos cães pode ajudar as crianças a lidar com o sofrimento, a diretora do serviço admitiu-o como possível.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights