Nuno Jacinto assume cargo na ULS Alentejo Central

11 de Janeiro 2024

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Nuno Jacinto, é o novo diretor clínico para os cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alentejo Central, disse à Lusa fonte do SNS.

Licenciado em Medicina pela Faculdade Medicina de Lisboa e pós-graduado em Administração de Unidades de Saúde pela Universidade de Évora, Nuno Jacinto, que cumpre um segundo mandato à frente da APMGF, vai dirigir a parte relacionada com os cuidados de saúde primários da ULS com sede em Évora.

Nuno Jacinto é especialista em Medicina Geral e Familiar e foi presidente do conselho clínico e de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Alentejo Central entre setembro de 2020 e julho de 2021.

A nova ULS Alentejo Central junta o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e o ACeS do Alentejo Central.

Salvaguardando que não é contra o novo modelo de organização do SNS em ULS, Nuno Jacinto mostrou-se sempre defensor de um modelo com um equilíbrio entre os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários.

“Devem ser criados mecanismos que permitem dar aos cuidados de saúde privados o peso que lhes é devido”, disse, em maio, Nuno Jacinto, em entrevista ao jornal especializado SaúdeOnline.

Como presidente da ULS mantém-se em funções o presidente do hospital, Vítor Fialho, avançou a mesma fonte.

Vítor Fialho é licenciado em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica, pelo Instituto Superior Técnico, especializado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

A região do Alentejo ficou totalmente coberta por ULS com as ULS Alentejo Central a juntar-se às unidades do Norte Alentejano, do Baixo Alentejo e do Litoral Alentejano.

A ULS do Alentejo Central, lê-se no decreto-lei do Governo publicado em novembro, terá natureza de entidade pública empresarial e a sua sede ficará no Largo do Sr. da Pobreza, em Évora, ou seja, no edifício do HESE.

As ULS integram numa mesma entidade os cuidados prestados pelos centros de saúde e pelos hospitais.

De acordo com o Governo, “cada ULS concentra a organização dos recursos humanos, financeiros e materiais, facilitando o acesso das pessoas e a sua circulação, em função das necessidades, entre os centros de saúde e os hospitais”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal, no documento “O Estado da Saúde Cardiovascular na União Europeia”: Baixa Mortalidade, mas Fatores de Risco Persistem

O relatório da OCDE “O Estado da Saúde Cardiovascular na UE”, tornado público hoje, analisa os padrões da doença na Europa. Portugal surge com uma mortalidade por doenças circulatórias das mais baixas do continente, um sucesso que se manteve mesmo durante a pandemia. No entanto, o país ainda enfrenta desafios significativos, como a gestão da diabetes, o consumo de álcool e a mortalidade prematura, especialmente entre os homens

Doenças cardiovasculares custam 282 mil milhões de euros à União Europeia

A União Europeia enfrenta um desafio significativo com as doenças cardiovasculares (DCV), que continuam a ser a principal causa de morte e incapacidade no território comunitário. Um relatório recentemente divulgado, antecedendo o lançamento do Plano Corações Seguros, revela que estas doenças são responsáveis por um terço de todas as mortes anuais na UE e afetam mais de 60 milhões de pessoas.

Universidade Católica Portuguesa lança curso pioneiro em Medicina do Sono Pediátrico

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) vai iniciar a primeira edição de um curso avançado dedicado ao estudo e prática clínica do sono na infância, uma formação pioneira em Portugal. O curso, que arranca a 16 de janeiro, será ministrado em formato b-learning e em inglês, com um carácter internacional.

Ordem dos Nutricionistas cria Fundo de Apoio à Formação para profissionais desempregados

A Ordem dos Nutricionistas lançou, pela primeira vez, um Fundo de Apoio à Formação destinado a apoiar os profissionais de nutrição que se encontrem em situação de desemprego. Esta iniciativa surge no âmbito do Dia do Nutricionista, celebrado a 14 de dezembro, e tem como objetivo possibilitar a aquisição de ferramentas que promovam uma prática profissional atualizada e baseada na evidência científica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights