Associação Portuguesa de Urologia e Bayer unidas para debater o futuro da Oncologia

30 de Janeiro 2024

Rastreio, diagnóstico, farmacoeconomia e gestão do tratamento em vários estadios do cancro da próstata foram alguns dos temas debatidos durante a ‘FutURO Talks’, nos dias 20 e 21 de janeiro.

O Núcleo de Internos da Associação Portuguesa de Urologia (NIAPU), em parceria com a Bayer, realizou recentemente a primeira edição do evento ‘FutURO Talks’, um encontro que reuniu especialistas e internos de Urologia em Portugal, no Eurostars Oasis Plaza, na Figueira da Foz.

Com a evolução e as recentes mudanças no paradigma de tratamento dos doentes com cancro da próstata, o propósito deste encontro foi debater o futuro e o presente da doença, refletindo sobre tópicos relevantes como: rastreio e diagnóstico; tratamento local; complicações e reabilitação do tratamento local; manuseamento de hormonoterapia na prática clínica; genética; cancro da próstata avançado.

“A NIAPU, a Bayer e o Grupo de Cancro da Próstata da APU uniram esforços para organizar um fim-de-semana marcante para todos os internos de Urologia portugueses – o FutUROtalks. Sem dúvida um enorme sucesso, que uniu especialistas e internos de urologia em discussões vibrantes em torno do diagnóstico e tratamento do cancro da próstata. Pautou-se por uma atmosfera de aprendizagem dinâmica, com suporte na evidência mais recente, mas sempre com os olhos na prática clínica diária e nas dúvidas do dia-a-dia dos internos. Estamos certos de que esta reunião vai entrar no calendário da urologia nacional”, comentou Vasco Quaresma, Presidente do NIAPU, citado em comunicado.

“Atualmente, o cancro da próstata é um dos tumores mais frequentes nos homens e que causa mais mortes. Em 2020, as estatísticas do Globocan indicam que, nesse ano, o número de novos casos diagnosticados rondou os 6759.  É realmente importante contribuir para mudar este cenário e dar outro rumo à evolução da doença e, por essa razão, fez todo o sentido para a Bayer juntar-se ao NIAPU para ajudar a concretizar a ‘FutURO Talks”, destacou André Domingues, Nucleus Lead Oncologia.

A primeira edição das FutURO Talks fica marcada pela partilha de casos clínicos, bem como pelo ambiente descontraído que se fez sentir ao longo da iniciativa.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights