CUF integra consórcio europeu para desenvolvimento de formação multidisciplinar em Oncologia

12 de Fevereiro 2024

A CUF, através da CUF Academic Center, integra o INTERACT-EUROPE 100, um consórcio liderado pela European Cancer Organisation, que junta 38 instituições da área da saúde e do ensino, de 15 países, com a finalidade de implementar, em toda a Europa, um programa de formação multidisciplinar na área do cancro.

Enquanto única entidade portuguesa integrada neste consórcio, a CUF irá fazer parte de uma rede de profissionais empenhada na construção de um programa europeu de formação multidisciplinar na área do cancro, promovendo uma abordagem centrada no doente e orientada para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde.

As atividades dirigem-se a especialistas de Oncologia Médica, Cirurgia Geral, Radioterapia, Enfermagem Oncológica e outras áreas dedicadas ao tratamento do cancro, no desenvolvimento de um programa de formação que torna central a estreita colaboração entre equipas clínicas de diferentes especialidades, a fim de melhorar o acompanhamento e tratamento das pessoas com cancro. Este programa promove, igualmente, o trabalho em equipa através do conhecimento profundo das funções de cada um dos profissionais, assim como dos objetivos comuns, permitindo-lhes adquirir valiosas aprendizagens a aplicar nos cuidados diários ao doente oncológico, considerando as suas reais necessidades.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dar a Volta à DII: Saúde Mental e Intestinos

Para quem vive com Doença Inflamatória Intestinal (DII), cada dia pode trazer desafios inesperados. As crises podem surgir sem aviso, obrigando os doentes a adaptar constantemente a sua rotina para gerir os sintomas. No próximo episódio de Dar a Volta à DII é abordada a importância do reconhecimento precoce dos sinais de uma crise e das estratégias para minimizar o impacto da doença no quotidiano.

Miguel Raimundo: “A endometriose não impede o sonho de ser mãe”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Miguel Raimundo, Médico Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e PMA, aborda os desafios da endometriose e os avanços na fertilização in vitro (FIV), destacando que “a FIV é um avanço muito importante para concretizar o sonho da maternidade, mesmo em casos graves.

Oferta de residências sénior apenas satisfaz 4% das necessidades em Portugal

As residências sénior em Portugal enfrentam uma ocupação quase total, com 70% das unidades a operarem a 100% da capacidade. A pressão da procura, impulsionada pelo envelhecimento populacional, levou a aumentos de preços superiores a 5% em 25% das residências, enquanto as listas de espera continuam a crescer, refletindo a escassez de vagas e a necessidade de mais investimentos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights