NOVA Medical School oferece três aulas de “Nutrição para todos”

14 de Fevereiro 2024

A NOVA Medical School vai realizar três aulas gratuitas e abertas a toda a comunidade sobre temas relacionados com a área da nutrição. As sessões decorrem em formato presencial na sede da NOVA Medical School, no Campo Mártires da Pátria, em Lisboa.

“Iniciativas como esta são oportunidades únicas para a NMS, enquanto escola de Ciências Médicas, intervir pragmaticamente na sociedade, como veículo para a transferência de competências da academia para a vida real das pessoas”, afirma a Nova, em comunicado enviado aos jornalistas.

A primeira sessão vai ter lugar no dia 20 de fevereiro, entre as 9h30 e as 10h20, e terá como tema a “Introdução à Nutrição Comunitária”. A Nova explicou que, durante esta aula coordenada por Catarina Roquette Durão, os participantes vão poder compreender como as escolhas alimentares individuais influenciam não apenas a saúde pessoal, mas também o bem-estar da comunidade. No dia seguinte, 21 de fevereiro, serão desmistificados os rótulos das embalagens para uma melhor compreensão dos alimentos e do seu valor nutricional, ajudando a escolhas conscientes para uma dieta equilibrada. Lecionada por Cláudia Marques, a aula sobre “Rotulagem” vai decorrer entre as 10h30 e as 11h20. Por fim, a terceira aula versará sobre os “Princípios de epidemiologia nutricional”, como uma ciência básica da nutrição comunitária e saúde pública, e decorre a 5 de março, a partir das 9h30.

“A NOVA Medical School como escola médica assume o seu papel na sociedade no que toca à transformação do ecossistema de saúde. Tem vindo a reforçar este compromisso, assente num dos pilares fundamentais da instituição – a extensão à comunidade, com o propósito de aumentar a literacia em saúde. Uma vez que hábitos alimentares inadequados têm deixado a sua marca naquilo que tem sido o panorama nacional (e internacional) das doenças mais prevalentes, abrir as portas da faculdade a todos os que queiram melhorar os seus conhecimentos na área da alimentação e da nutrição é não só contribuir para uma sociedade mais informada, mas também com competências para a mudança, tendo um papel determinante na sensibilização para a importância das rotinas alimentares para a prevenção da doença e, assim, promoção da saúde e longevidade”, refere Conceição Calhau, subdiretora para a Extensão à Comunidade e coordenadora da licenciatura em Ciências da Nutrição, citada no mesmo comunicado.

As três sessões integram-se no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição. As inscrições são feitas exclusivamente através do email communityengagement@nms.unl.pt até 48 horas antes da realização da aula.

A par destas aulas abertas à comunidade, decorrem aulas dirigidas a profissionais de saúde, nomeadamente sobre “padrões alimentares na gestão e prevenção da diabetes mellitus e as suas complicações” (9 de março) e para gastroenterologistas versando o tema “fibras” (13 de março).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights