Associação alerta para maior presença de doenças orais em pessoas com diabetes

20 de Março 2024

A Associação Protectora dos Diabéticos em Portugal (APDP) afirmou esta quarta-feira que tem sido verificada uma maior presença de doenças orais em pessoas com diabetes não controlada.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, a APDP alertou para a necessidade de todas as pessoas com diabetes reforçarem os seus cuidados de saúde oral e controlarem a sua doença.

Em comunicado, a associação destaca que a relação entre a diabetes e a saúde oral tem sido objeto de vários estudos. “90% das pessoas com diabetes podem apresentar complicações orais devido à falta de regularidade no seu acompanhamento”, lê-se.

Um estudo publicado na Revista Portuguesa de Diabetes, alerta que há uma maior prevalência de patologias orais em indivíduos com a diabetes não controlada, “demonstrando a importância de um maior controlo da diabetes para uma boca mais saudável, e também, a importância da prevenção de doenças orais, como cáries e doenças das gengivas, para o controlo da diabetes”.

“É extremamente importante cuidar da saúde oral  em pessoas com diabetes porque ajuda a prevenir as doenças da boca e ajuda a manter um bom controlo da diabetes. Quando falamos de saúde oral, precisamos de apostar na prevenção e na educação sobre higiene oral, para além dos exames regulares, que são cruciais.”, afirma José Manuel Boavida

As patologias orais mais prevalentes na diabetes são a gengivite e a periodontite e são elas que mais se relacionam com o agravamento do controlo da doença.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights