Aumentam pedidos de apoio alimentar da comunidade lusófona de Montreal

24 de Março 2024

A inflação e o alto custo de vida fizeram aumentar “os pedidos de assistência alimentar” na comunidade de expressão portuguesa em Montreal, disse à agência Lusa a diretora de uma instituição de solidariedade social local.

“A situação de solidariedade social piorou após a pandemia, pois os vários governos (federal e provincial) disponibilizaram alguns subsídios, que depois da covid-19 acabaram. Agora a situação é um pouco mais complicada”, afirmou Maria José Raposo.

O Centro de Ajuda à Família (CAF) foi criado em 1996, inicialmente devido a uma “necessidade crescente de apoio às vítimas de violência doméstica de expressão portuguesa”.

A diretora da instituição explicou que no ano passado assistiam cerca de 60 famílias apoiadas semanalmente através do seu programa de banco alimentar, “um número que aumentou para mais de 70 famílias este ano devido à situação económica”.

Os alimentos são doados à CAF através de uma instituição sem fins lucrativos provincial, produtos que agora “são mais escassos e os sacos de alimentos já não estão tão cheios como acontecia no passado”.

Apesar destes desafios, o Centro de Ajuda à Família “não recusa ajuda a ninguém” tendo em lista de espera atualmente “cerca de 30 famílias”.

Além do programa do banco alimentar, a instituição continua a prestar assistência a vítimas de violência doméstica.

No ano passado, foram assistidas 30 mulheres e dois homens, que receberam apoio psicológico e orientação, disse, acrescentando que a associação trabalha em conjunto com outros serviços de apoio, nomeadamente de abrigo.

“Muitas das pessoas já estão separadas, mas continuam a ser ameaçadas. Alguns não falam fluentemente francês e necessitam da tradução nos centros de abrigo, ou precisam de algumas indicações e até mesmo apoio psicológico”, explicou.

Focando-se na comunidade de expressão portuguesa, mais recentemente tem-se verificado uma “crescente imigração brasileira e a chegada de refugiados angolanos”, que têm procurado os serviços da CAF.

Calcula-se que existem cerca de 50 mil portugueses e lusodescendentes em Montreal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights