Urgência Pediátrica de Viseu continua condicionada aos fins de semana em abril

1 de Abril 2024

A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) continua encerrada durante os períodos noturnos ao fim de semana, devido à falta de médicos pediatras, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte da instituição.

Segundo a fonte, “mantém-se o plano de contingência, ou seja, os condicionamentos de março continuam em abril”, porque há “apenas 15 especialistas de Pediatria para assegurar a escala” da urgência na sequência de rescisões e baixas médicas.

Assim, a urgência pediátrica terá “encerramento ao exterior durante alguns períodos” de forma a garantir “uma solução sustentável de funcionamento das várias valências do Serviço de Pediatria e do Bloco de Partos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia”.

O plano de contingência prevê o funcionamento normal da Urgência Pediátrica de segunda a quinta-feira e o encerramento da Urgência Pediátrica Externa nos períodos noturnos de sexta-feira, sábado e domingo, entre as 20:00 e as 09:00 do dia seguinte.

“No período noturno mantém-se uma equipa de Pediatria que garante a Urgência Pediátrica Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência, admitidas antes das 20:00”, refere a ULSVDL.

Neste sentido, fica assegurado o normal funcionamento do Bloco de Partos e Neonatologia nos sete dias da semana e haverá resposta garantida a emergências médicas pediátricas com risco imediato de vida na Sala de Emergência da Urgência Pediátrica, mesmo durante os períodos de constrangimento.

O Conselho de Administração da ULSVDL afirmou, em comunicado de imprensa, “continuar a envidar todos os esforços para repor o normal funcionamento da Urgência Pediátrica, logo que possível”.

“Há autorização superior para promover a contratação de pediatras através de contratos individuais de trabalho ou de contratos de prestação de serviços para mitigar o défice de recursos humanos”, referiu a unidade.

A nova orgânica permite também que haja “condições para melhorar a articulação de cuidados, desenvolvendo um projeto de urgência referenciada em que se racionalize o acesso à Urgência Pediátrica, com orientação prévia pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), SNS 24 ou médico de família”, e que “se promova o agendamento rápido de consulta nos cuidados de saúde primários para as situações agudas não urgentes”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This