Obra do novo centro de saúde Mafra Oeste arranca na segunda-feira

4 de Abril 2024

A construção do novo centro de saúde Mafra Oeste arranca na segunda-feira, num investimento de 3,3 milhões de euros que permitirá servir as freguesias do interior do concelho, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Em comunicado, o município do distrito de Lisboa adiantou que a obra foi adjudicada por 3,3 milhões de euros ao empreiteiro que venceu o concurso público lançado em julho de 2023

“Este novo edifício de cariz inovador visa dar resposta às necessidades atuais, promovendo uma melhoria nos cuidados de saúde primários a prestar à população”, justificou a autarquia na proposta de lançamento do concurso público, a que a agência Lusa teve na altura acesso.

O futuro centro de saúde Mafra Oeste vai servir 10.500 utentes das freguesias de Enxara do Bispo/Gradil/Vila Franca do Rosário e Azueira/Sobral da Abelheira, “atualmente com um número crescente de utentes”, referiu a autarquia.

No novo edifício vai funcionar uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, para acautelar cuidados na área da fisioterapia, e uma Unidade de Cuidados na Comunidade, para prestar cuidados médicos no âmbito da psicologia, assistência social e cuidados continuados.

A empreitada, que é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, tem um prazo de execução de 18 meses.

O edifício vai ser construído em terrenos municipais junto à Estrada Nacional 9-2, junto ao entroncamento da estrada que dá acesso à Enxara do Bispo e próximo da localidade de Casas Novas.

Em 2019 foi inaugurado um centro de saúde na sede de concelho para servir as freguesias limítrofes e, em 2017, um equipamento para servir Malveira e Venda do Pinheiro.

Para os investimentos, foram efetuados acordos de colaboração entre o município e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights