Vacina contra o zika desenvolvida no Brasil revela-se eficaz em ensaios com ratos

6 de Abril 2024

Uma vacina contra o zika desenvolvida por investigadores brasileiros revelou-se eficaz contra o vírus em testes realizados em ratos de laboratório e está pronta para ser submetida a ensaios clínicos, indicaram na sexta-feira fontes científicas.

A fórmula foi altamente eficaz nos testes em ratos e conseguiu induzir o organismo a gerar uma resposta imunitária contra o agente patogénico e protegeu os animais da infeção, segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que financiou parte do projeto.

Os bons resultados do imunizante nos testes pré-clínicos foram destacados na última edição da revista científica Frontiers in Immunology.

A vacina foi desenvolvida por cientistas da Universidade de São Paulo e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o maior centro de pesquisa em saúde do Brasil, utilizando tecnologias promissoras de manipulação de ácidos nucleicos (DNA).

“Quando falamos em vacinas, geralmente pensamos em inoculação de vírus atenuados ou inativados. Mas as vacinas de DNA são uma tecnologia mais avançada que evoluiu nos últimos 30 anos e tornou-se uma poderosa plataforma terapêutica”, disse a investigadora da Universidade de São Paulo da USP e coordenadora do projeto, Maria Sato, citada em boletim da Fapesp.

Apesar dos recentes surtos de Zika em alguns países americanos, ainda não existe uma vacina que proteja o organismo contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

SIM otimista quanto a alargamento do regime de dedicação plena

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou-se hoje otimista quanto ao possível alargamento do regime de dedicação plena aos médicos do Hospital das Forças Armadas, INEM e hospitais prisionais, depois de uma reunião com a tutela.

MAIS LIDAS

Share This