Hospitalização domiciliária em Viseu com níveis de aceitação e satisfação de 98%

15 de Abril 2024

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (UHD - ULSVDL) tem atingido um nível de aceitação e satisfação superior a 98%.

“Durante estes cinco anos, o projeto revelou-se como um enorme sucesso, atingindo um nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores superior aos 98%”, destacou o conselho de administração.

A administração presidida por Nuno Duarte disse que a hospitalização domiciliária “supera em larga medida o nível de satisfação existente nos modelos convencionais de internamento”.

Os indicadores do projeto “têm reforçado a excelência do trabalho realizado e a sua importância” na área da saúde, “fazendo com que este modelo não seja encarado apenas como uma alternativa” ao internamento convencional.

“É a melhor alternativa para iniciar ou manter cuidados de nível hospitalar aos doentes elegíveis, garantindo assistência contínua de cuidados médicos e de enfermagem no domicílio do doente durante o processo agudo de doença”.

A UHD apresenta “claras vantagens no que diz respeito à redução de complicações inerentes aos internamentos convencionais nos hospitais e permitindo ainda uma melhor gestão das vagas hospitalares” do SNS.

A unidade hospitalar contabiliza, desde 2019, o internamento de “aproximadamente 2.000 doentes” nas suas casas, tendo as viaturas com as equipas que dão assistência a estes utentes percorrido mais de 350.000 quilómetros.

Este projeto “retirou, ao modelo convencional de internamento, aproximadamente 12.000 dias, disponibilizando vagas no modelo convencional, o que em termos de custos foi também muito significativo” para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Muito para além dos números, a UHD da ULSVDL tem-se centrado primordialmente no doente, privilegiando de uma forma muito clara e concreta os ganhos dos doentes e das suas famílias. Tem sido um modelo que, se centra, efetivamente, no doente”.

Segundo a administração hospitalar, a estratégia do projeto “tem passado por um crescimento progressivo, mas sustentado, mantendo o seu foco primordial na qualidade, segurança e eficiência dos cuidados prestados aos doentes das mais diferentes áreas médicas e cirúrgicas”.

Há cinco anos, o projeto arrancou com “capacidade de seis camas, encontrando-se presentemente com uma disponibilidade de internamento domiciliário de 13 camas”.

“A UHD evoluiu também em termos de distância considerada segura, admitindo atualmente doentes em praticamente todos os concelhos do distrito de Viseu, desde que geograficamente se localizem a mais ou menos 35 minutos da ULSVDL”.

Em 2022, o projeto estendeu a sua capacidade de internamento às estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), lares e residências seniores, desde que reúnam os pressupostos gerais conhecidos para admissão em UHD.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

Resistência aos antibióticos causa 35 mil mortes anuais na Europa

A resistência aos antibióticos é responsável por mais de 35 mil mortes por ano na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, segundo estimativas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Este fenómeno continua a aumentar, representando um grave desafio para a saúde pública na Europa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights