USF Santiago de Palmela reacreditada

15 de Abril 2024

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela foi reacreditada pelo Modelo Nacional de Acreditação em Saúde, conduzido pelo Departamento da Qualidade em Saúde da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

De acordo com a diretora clínica para os CSP, Sara André, responsável pela coordenação do processo de acreditação quando ainda elemento da equipa da USF Santiago de Palmela, o desafio foi lançado à equipa em 2016, com o objetivo de impulsionar a melhoria contínua da qualidade e aproximar a unidade dos padrões de excelência organizacional.

O comunicado enviado ao HealthNews recorda que, num período em que os profissionais demonstravam sinais de cansaço e falta de progresso, foi crucial envolver todos os elementos em torno de um propósito comum e que este fosse um catalisador para a mudança. Investiu-se na capacitação, na centralização das atividades em torno do utente, na valorização da comunicação eficaz e no fortalecimento do trabalho em equipa.

A recertificação permitiu a consolidação de uma cultura organizacional focada na gestão por processos e no rigor documental. Permitiu a uniformização de práticas e tornou o trabalho colaborativo mais ágil, originando mais eficiência e com ela mais satisfação. O certificado atribuído atesta a conformidade com as especificações e os critérios estabelecidos no Manual de Standards de Unidades de Gestão Clínica de CSP. Deste modo, visa reconhecer a qualidade da unidade enquanto entidade prestadora de CSP, ficando desta forma fortalecida a confiança dos utentes e dos profissionais, acrescenta o comunicado.

Embora ainda não esteja certa de estar concluída a mudança cultural inicialmente desejada ou a integração plena de princípios de melhoria contínua da qualidade, Sara André refere acreditar terem sido adquiridas competências que se irão refletir na melhoria dos cuidados prestados na unidade. Embora não faça atualmente parte da equipa, gostaria que a unidade apostasse na certificação nível “ótimo” como um próximo desafio, com a mesma dedicação, empenho e profissionalismo, que tornaram possível a concretização do que hoje se comemora. Diz também ser uma aspiração a replicação por outras unidades funcionais da ULSA a certificação pelo modelo ACSA.

O Conselho de Administração da ULSA expressa o sincero agradecimento a todos os profissionais envolvidos, cujo comprometimento, dedicação e profissionalismo foram fundamentais para o sucesso deste processo.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores da Saúde em greve pela valorização da carreira

Os trabalhadores da saúde estão hoje em greve pela valorização da carreira e contratação de trabalhadores, acusando o Governo de adiar “a resolução dos problemas” por estar cerca de meio ano sem negociar com o sindicato representativo.

SIM rejeita aumento salarial de 5% proposto pelo Governo

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) rejeitou hoje a proposta de aumento salarial de 5% apresentada pelo Ministério da Saúde, alegando que está a uma “distância muito considerável” dos 15% de acréscimo que reivindica.

RDCongo em “alerta máximo” devido a doença de origem desconhecida

 A República Democrática do Congo (RDCongo) está em “alerta máximo” devido a uma doença de origem desconhecida, da qual foram detetados 382 casos e relatadas pelo menos 71 mortes, disse hoje o ministro congolês da Saúde Pública, Samuel Mulamba.

MAIS LIDAS

Share This