Cuidados durante a peregrinação incluem medicação diária e hidratação

19 de Abril 2024

Na preparação para a peregrinação a pé entre a Guarda e Fátima, alguns peregrinos participaram numa conversa sobre os cuidados a ter durante a caminhada, dinamizada pela enfermeira Vanessa Matos, peregrina desde os 17 anos.

A enfermeira aconselhou a não se arranjar os pés na véspera, porque a pele mais fina favorece o aparecimento de bolhas, a levar calçado já bem habituado aos pés e meias com o mínimo de costuras.

Sugeriu também a hidratação dos pés durante o caminho, à noite e de manhã.

“O objetivo é o de que o pé transpire o menos possível”, assinalou Vanessa Matos.

Pediu ainda que se leve um par de sapatilhas adicional com tamanho maior do que o habitual e prevenção para o sol, nomeadamente com boné e protetor solar.

Salientou igualmente a importância da hidratação e da medicação diária.

No caso de peregrinos com doenças patologias crónicas, Vanessa Matos sugeriu aos peregrinos consultarem o médico de família para saber que medicação poderão fazer em caso de dores durante o caminho.

Durante a caminhada, recomendou aos peregrinos que levem o menor peso possível, bastando uma mochila com água, o boné, o protetor e algumas barritas para repor as energias até às refeições.

Ao final do dia, no banho, sugeriu jatos de água direcionados para os músculos e descanso das pernas com um pouco de elevação.

Com a experiência de mais de 20 peregrinações, Vanessa Matos salientou que se trata de uma semana atípica, em que a componente psicológica irá sobressair.

No convívio tão intenso com pessoas de diversas personalidades e vivências, Vanessa Matos aconselhou os peregrinos a terem algum espírito de tolerância e respeito uns pelos outros.

“E as pessoas não devem ter vergonha de pedir ajuda se não se estiverem a sentir bem”, destacou a enfermeira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights